CCTECA inicia semana recebendo visita de 160 alunos de escolas públicas e privadas

Educação
26/10/2015 15h19

Bastante procurada por escolas, a Casa de Ciência e Tecnologia da Cidade de Aracaju (CCTECA) receberá nesta terça-feira, 27, como ocorre todas as semanas, a visita de 160 alunos de unidades de ensino das redes pública e privada de ensino, tanto da capital quanto do interior do Estado. A instituição é mantida pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

De acordo com o diretor da CCTECA, Augusto César Silva Almeida, a visitação é uma possibilidade de despertar nos estudantes um interesse maior nas disciplinas exatas e biológicas, pois possui uma área chamada Experimentoteca, que contempla equipamentos que auxiliam a compreensão de fenômenos físicos, químicos, matemáticos e astronômicos.

É justamente nessa área da casa de tecnologia que está o maior destaque do lugar, a possibilidade de interação com os visitantes. "Nossos monitores explicam os conceitos e mostram como esses princípios são aplicados na vida cotidiana. Isso garante o sucesso que a Casa vem tendo e ainda contribui para o melhor conhecimento da ciência", enfatiza Augusto César.

A agente administrativa da CCTECA, Jeane Oliveira de Santana, ressalta que, em função dessa proposta e do ambiente, a procura por visitação tem sido muito frequente e alta, como no início desta semana que antecede o feriado prolongado. Por isso, nesta terça, a Casa receberá para visita 100 alunos pela manhã e outros 60 no período da tarde.

Ciência prática com diversão

"Além das crianças aprenderam um pouco mais na prática a aplicação da física, química, matemática e biologia, no cotidiano a visitação é acompanhada por monitores que utilizam uma linguagem adequada", destaca Jeane, acrescentando que todos os experimentos disponíveis do Planetário despertam a curiosidade dos alunos, mas alguns são mais atraentes.

Como exemplo, Jeane Oliveira cita o gerador de Van de Graaff, uma máquina eletrostática que gera um atrito com o pente metálico, produzindo o feito de arrepiar os cabelos de quem toca a cúpula. Uma diversão para as crianças. Tem também a bicicleta, que ao pedalar se torna uma geradora de acionamento do rádio, lâmpada e ventilador, um experimento de como se gera energia total.

Jeane Oliveira conclui, salientando que quem desejar conhecer a CCTECA é só comparecer a Casa, também chamada de Planetário, que fica anexa ao Parque da Sementeira (entrada pela Avenida Oviêdo Teixeira, Bairro Jardins). De terça a sexta abre das 9h às 12h e das 14h às 17h e aos sábados e domingos somente das 14h às 17h. As escolas devem agendar a visita através do telefone (79) 3217-3370.