Horário Noturno: Unidades de Saúde realizam mais de 19.700 procedimentos em outubro

Saúde
06/11/2015 16h48

As Unidades de Saúde da Família (USFs) José Augusto Barreto, José Machado de Souza, Hugo Gurgel, Onésimo Pinto, Celso Daniel, Augusto Franco, Joaldo Barbosa, Carlos Fernandes de Melo, Dona Sinhazinha e Dona Jovem (que atendem também em horário estendido, das 17h às 20h), realizaram juntas, no mês de outubro, 19.769 procedimentos. Os dados são do relatório divulgado pela Rede de Atenção Primária (Reap) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao final desta matéria você encontrará os endereços de cada unidade.

Entre os procedimentos realizados diariamente, destacaram-se: as consultas médicas, o atendimento de enfermagem, a aplicação de vacinas, a realização de curativos, a administração de medicamentos, a retirada de pontos, a aferição de pressão arterial, peso e glicemia, a administração de aerossol, a aferição de temperatura, o encaminhamento à urgência, a transferência realizada pelo SAMU, a realização da prova do laço (dengue), a realização de soroterapia, a realização de teste de gravidez, a realização de teste do pezinho, a dispensação de medicamentos, a citologia, exames da mamas e marcação de consultas/exames.

"Atualmente, as USFs em horário noturno estão espalhadas nas oito regiões da capital. Estamos registrando uma movimentação regular nestas USFs e essa aceitação vem acontecendo gradativamente. Muitos aracajuanos procuram estas unidades para os serviços básicos, o que acaba deixando para os Hospitais Municipais (Nestor Piva e Fernando Franco) apenas os casos de maiores complexidades. O horário estendido tem a função de contemplar as pessoas que estão ocupadas no decorrer do dia e que deixam para cuidar da saúde após chegar em suas casas, tendo no conforto da flexibilidade desse horário um aditivo maior para continuar prezando pela própria saúde", explicou o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, Murillo Oliveira.

Em outubro, os maiores índices de atendimentos foram na área de enfermagem com 3.956, e os atendimentos médicos com 3.755 casos, porém, a dispensação de medicamentos superou as expectativas com 6.148 registros. Outro serviço bastante procurado foi a aferição de pressão arterial com 1.517 casos, seguida da administração de medicamentos que teve 982 procedimentos. As marcações de consultas e exames pontuaram 591 atendimentos. "Outros serviços como a aferição de temperatura com 750 atendimentos, a aplicação de vacinas com 713 dosagens e a aferição de peso com 496 casos também mereceram destaque no último mês", frisou Murilo.

Confira lista das USFs que funcionam em horário estendido:

José Augusto Barreto (Av. Euclides Figueiredo S/N - bairro Japãozinho), José Machado de Souza (R. Major Aureliano, 100 - bairro Santos Dummont), Hugo Gurgel (R. Renato Fonseca Oliveira S/N - bairro Coroa do Meio), Onésimo Pinto (Av. Rad. José Silva Lima S/N - bairro Jardim Centenário), Celso Daniel (Trav. 5 S/N. conjunto Padre Pedro - bairro Santa Maria), Augusto Franco (R. H 5 S/N - conjunto Augusto Franco), Joaldo Barbosa (Rua Guanabara - bairro América), Carlos Fernandes de Melo (Av. Lamarão - bairro Lamarão), Dona Sinhazinha (Av. Hermes Fontes - Grageru) e Dona Jovem (Rua Altamira - Bairro Industrial).