Ivone de Menezes proporciona manhã de lazer aos alunos da Escola Tancredo Neves

Cultura
11/11/2015 17h19

Com intuito de formar novos leitores, a Biblioteca Municipal Ivone de Menezes, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), promoveu hoje, 11, uma manhã descontraída para os alunos da Escola Municipal Presidente Tancredo Neves. Com direito a brincadeiras educativas e contações de histórias, os pequenos conheceram um pouco do universo literário e se divertiram com todas as atividades ofertadas pela unidade.

Cerca de 40 alunos do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, participaram da visitação, onde conheceram também toda a estrutura física e os demais espaços dedicados à leitura. No auditório Poeta Mário Jorge Vieira, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver atividades como “Brincando de adivinhar”, “Encontro com os personagens da literatura infantil”, “Brincando com a imaginação”, entre outras.

Telma Santos, coordenadora da biblioteca, explicou a importância dos projetos desenvolvidos no espaço e o crescimento do interesse da comunidade. “É muito importante que a biblioteca desenvolva atividades e que receba a visita desses alunos e de toda a comunidade, pois esse ambiente foi criado para levar o conhecimento para todos. A biblioteca é o lugar do leitor e o nosso grande objetivo é formação desse público jovem para que assim possamos dar continuidade nas atividades aqui desenvolvidas”, falou.

A coordenadora ainda contou sobre a alegria da unidade em receber em um único mês mil crianças. “Essa semana, com o número de crianças que vamos atender, chegaremos ao total de mil atendimentos só das escolas que recebemos, fora os outros visitantes que vêm aleatoriamente”, concluiu.

A Galeria dos Escritores, que traz nomes importantes como Aglaé Fontes, Ruth Rocha, Elias José, Ricardo Azevedo, Maria Clara Machado e Monteiro Lobato, também foi visitada pela criançada, o que proporcionou um contato direto com escritores da literatura nacional e sergipana.

Segundo a professora, Ângela Cristina, os alunos já são familiarizados com biblioteca, pois, dentro da escola há um espaço dedicado à prática da leitura, o que facilita o desenvolvimento das crianças. “É sempre bom conhecer outros tipos de bibliotecas, mais amplas e maiores do que a da escola. Isso é muito importante porque desperta o interesse pela leitura e amplia o conhecimento dessas crianças“, disse.

Finalizando as atividades, os alunos foram levados para a área externa da biblioteca onde puderam ter o contato com os livros. O atendimento à Escola Tancredo Neves segue até quinta-feira, dia 13.