Alunos da rede municipal de ensino vencem Concurso de Poesia e são premiados

Educação
04/12/2015 16h06

Em solenidade ocorrida na Câmara de Vereadores, três alunos da rede municipal de ensino de Aracaju receberam o Prêmio de Poesia Governador Marcelo Déda, instituído pela Casa, através do Decreto nº 48/2013. O prefeito da capital, João Alves Filho, foi representado no evento pela secretária Municipal de Cultura, Aglaé D´Ávila Fontes. 

Os alunos premiados nesta segunda edição do concurso de poesias foram Karolaine Santos de Matos, 15 anos, da EMEF Sérgio Francisco, que fica no bairro Lamarão; Ícaro Vinicius da Conceição Rocha, de 11 anos, da EMEF Olavo Bilac, na Cidade Nova; e Guilherme Augusto Batista Santos, de 12 anos, da EMEF Jaime Araújo, bairro Soledade. 

Primeira colocada, Karolaine Santos, que cursa o 9º ano, venceu o concurso com a poesia intitulada "Xô Preconceito". Ela disse que não sabia como expressar a alegria que estava sentindo, já que o poema que fez foi inspirado nela mesma. "Eu não me aceitava como era, com meus cabelos crespos e enrolados. Esse prêmio foi uma oportunidade que tive de refletir. Essa iniciativa da Câmara é um incentivo para a gente", afirmou.  

Segundo colocado com o poema "Os Verbos", Ícaro Vinicius, aluno do 5º ano, disse que foi a primeira vez que participou de um concurso dessa natureza e estava muito feliz em ser premiado. "O tema que escolhi foi justamente o que estava estudando em sala de aula, verbos, e achei que daria um poema falar da importância deles na nossa comunicação", explicou.  

E finalmente, o terceiro colocado, Guilherme Augusto, aluno do 6º ano, informou que o tema de seu poema foi "Orgulho Sergipano", em homenagem ao governador Marcelo Déda, in memoria, e que dá o nome ao prêmio. "Estudei a biografia política de Déda, sua trajetória nos cargos que ocupou e, principalmente, o amor que ele tinha pela poesia. Isso tudo me inspirou. Estou feliz com a premiação", relatou.  

Incentivo à leitura visando a alfabetização 

A coordenadora do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professora Tânia Leite, que representou a secretária da Educação, Marcia Valéria Lira Santana, disse que a premiação dos referidos alunos nada mais é que a coroação de um trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo destes três anos na gestão do prefeito João Alves, em prol de um ensino de qualidade.  

"A forma como esses alunos se inspiraram para escrever os poemas, a forma como observaram o que ocorre ao redor deles, a maneira como cada um escolheu o tema é de dá muito orgulho não só aos pais deles, professores, diretores das escolas, mas também a nós que fazemos a Semed. Estamos no caminho certo incentivando os alunos à leitura visando a alfabetização", concluiu.