Alunos da rede municipal se classificam para etapa Regional Nordeste das Olimpíadas Mind Lab

Educação
07/12/2015 15h30

As Olimpíadas de Raciocínio do Programa MenteInovadora (Mind Lab), que ocorreu na quadra da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Presidente Vargas, teve a participação de 18 escolas, que disputaram vagas para a fase Regional Nordeste da competição educativa. O projeto tem como foco as necessidades da educação básica construindo estratégias de socialização entre alunos e professores, além de aprimorar o conhecimento lógico com atividades de grande valor educacional.

Durante o evento foram realizadas várias etapas que definiram as quatro escolas que estão classificadas para a fase regional: em primeiro lugar EMEF Carvalho Neto, em segundo a Oviêdo Teixeira, em terceiro a Olga Benário, e em quarto a João Teles Menezes.

A coordenadora do Ensino Fundamental, Tânia Leite, estava presente e contou a importância das olímpiadas. "Os jogos trazem para os alunos o desenvolvimento na área de exatas, estimula o raciocínio, competitividade e união de grupos. O projeto quer aplicar uma metodologia em que os estudantes melhorem suas habilidades e competências a partir de dinâmicas lógicas", explicou.

Andrezza Lobão, professora de Matemática, falou sobre o estímulo que os alunos recebem em participar deste projeto."A importância da realização destas atividades é que instiga os estudantes na questão da disputa, aumento da autoestima, o sentimento de vitória e a troca de experiência, como conhecimento e relação com outras escolas. É uma novidade que vale a pena ser realizada nos anos seguintes", afirmou.

O diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI), Antônio Porto, citou a preocupação da secretaria em estar presente no evento."A Semed tenta oferecer para as escolas a possibilidade de ensinar com responsabilidade e ética. É através de recursos amplos de tecnologia e didáticas, que a mente dos alunos é desenvolvida, tanto em raciocínio, quanto em espírito de competir", destacou.

André Ricardo, aluno do 9° ano, disse acreditar que esses jogos são importantes. "Eles trazem experiência e incentiva os estudantes a aprender a Matemática de forma divertida. Além de proporcionar uma troca de conhecimentos com outras escolas e professores", justificou.