Câmeras de monitoramento impulsionaram as ações de controle e fiscalização no trânsito

Transporte e Trânsito
10/12/2015 15h55

Desde que foram instaladas em Aracaju, há cerca de cinco anos, as câmeras de videomonitoramento da SMTT têm sido um importante aliado das equipes de fiscalização do órgão. Instaladas em 15 pontos estratégicos, elas flagram desde o cometimentos de infrações leves, como estacionar em acostamentos, até infrações gravíssimas, como dirigir em contramão ou avançar o sinal vermelho.

As câmeras, que também estão presentes nos radares, registram acidentes de trânsito em tempo real, e orientam as equipes da SMTT que estão nas ruas no controle do fluxo de veículos e na desobstrução da via.

Segundo o agente da Central de Inteligência da SMTT, Alex Rick, as câmeras de videomonitoramento tornaram as ações mais eficientes. “Estas câmeras são muito importantes para dar auxílio aos agentes que estão em operação nas ruas. Ao visualizar alguma ocorrência, nós acionamos as equipes mais próximas para resolver a situação, e em questões de minutos eles vão até o local. Dessa forma a liberação da via ficou mais rápida, sem causar transtornos para a população", conta.

Outra importante função das câmeras de videomonitoramento, que vem sendo bastante utilizada pela população, é a parcial do trânsito. Com acesso fácil através do link, qualquer cidadão poderá obter informações valiosas sobre congestionamentos, retenções, em qualquer hora do dia.

Nova tecnologia

Em breve, a SMTT realizará processo licitatório para a aquisição de câmeras mais modernas. A intenção do órgão é adquirir equipamentos com tecnologia digital e longo alcance. "O objetivo é oferecer um melhor serviço à população e acompanhar a tecnologia que evoluiu. Graças a todos esses investimentos, hoje temos um trânsito em Aracaju bem monitorado e registrando queda em todos os índices de acidentes", comentou o diretor de Trânsito, coronel José Carlos Cruz.