Unidade de Saúde sensibiliza profissionais da PMA para o combate ao Aedes

Saúde
07/01/2016 13h58

Na manhã desta quinta-feira, 7, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão, realizou uma sensibilização como forma de combate ao Aedes aegypti para gestores e colaboradores da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), que envolve a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal (GM) e Procon do Município de Aracaju.

Segundo a gerente da Unidade, Ana Carolina de Sá, a proposta é envolver todos os órgãos no combate ao mosquito. “Nossa proposta é que todos os profissionais da prefeitura possam atuar como agentes multiplicadores das informações necessárias para a não proliferação do Aedes. A sensibilização vem como uma forma de deixá-los mais seguros na hora de transmitir as orientações, além de trazer uma fiscalização mais ampla”, explicou.

O coordenador da Defesa Civil Municipal, Reginaldo Moura, afirmou que esse é um momento que precisamos unir forças. “Diante do aumento de casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, ações como esta fortalece o nosso trabalho, já que atuamos na vistoria de residências. No desempenho de nossas atividades podemos também levar orientações para os moradores, levando em consideração que 80% dos criadouros do mosquito são encontrados nas residências”, ressaltou.

O coordenador de Trânsito da SMTT, capitão J. Luiz, falou que o combate ao mosquito também é uma preocupação da Superintendência. “Todos os esforços para combater o mosquito é bem vindo e, apesar do trabalho no auxílio da mobilidade urbana parecer distante do trabalho dos agentes de Endemias, não é. Todos estamos engajados nesta luta. Temos equipes de agentes de trânsito acompanhando o trabalho dos carros fumacê, permitindo que eles possam acessar a contramão, como também bloqueando alguma rua para que a aplicação do inseticida seja feita da melhor maneira para uma maior eficácia”, pontuou.

Quem também pontuou a integração dos processos de trabalho foi o sub-comandante da Guarda Municipal, Jonatas Souza. “Nossos homens estão diariamente no trabalho em campo e no desenvolvimento de suas atividades poderão aplicar os conhecimento aqui adquiridos. Orientando a população sempre que necessário, encarando este trabalho como um dever de todos e não somente dos agentes de Endemias”, afirmou.

A responsável pela palestra, nesta manhã, foi a enfermeira da USF Humberto Mourão, Alda Vieira Santos. “Mostramos como acontece o ciclo do mosquito, quais os criadouros e como eliminá-los, além de mostrar as patologias que ele causa e as diferenças entre elas, para que eles possam estar cientes e munidos de informações necessárias para transmitir a população com segurança”, destacou.