Perícia Médica: Acolhimento, assistência especializada e prevenção à saúde para servidores da PMA

Planejamento e Orçamento
11/01/2016 09h30

É direito de todo servidor público poder contar com um auxílio em caso de necessidade por problemas de saúde. Para isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), oferece o serviço de Perícia Médica, que desenvolve diversas ações como licenças (tratamento da própria saúde ou de familiar; maternidade), auxílio doença e aposentadoria por invalidez. O setor fica localizado no Centro Administrativo Prefeito José Aloísio Campos (sede da prefeitura).

De acordo com o Gerente Geral da Perícia Médica, Kleber Cristian A. de Santana, em 2015 foram mais de quatro mil atendimentos e 300 análises de processos envolvendo saúde dos servidores ativos e aposentados. "Lidar com perícia médica é, além de avaliação da incapacidade laborativa, promover o acolhimento, pois o servidor que possivelmente desenvolvia suas atividades normais se depara com um problema de saúde e isto afeta também o seu emocional. A prefeitura tem movido todos os esforços na busca da melhoria do atendimento e já notamos uma satisfação do servidor ao nos procurar", esclareceu.

As principais causas de afastamento do trabalho dos servidores são divididas em agudas, crônicas e readaptação funcional. "As principais causas agudas são as infecções virais, traumas ortopédicos simples e dor lombar. As crônicas são as patologias da coluna, depressão e doenças de articulações. As readaptações funcionais mais frequentes são: em professores (doenças nas cordas vocais e depressão); profissionais de enfermagem e agentes comunitários (patologias da coluna como hérnia discal)", justifica o gerente.

O servidor Edilson da Cruz Vieira tem contado com o serviço para o tratamento de depressão. "Estou com um problema sério e percebo até preconceito por parte da sociedade, no entanto, tenho aqui um aliado nesta luta. Aprovo o serviço e é muito bom saber que posso contar com esta assistência", disse.

Júlia Maia de Jesus que é servidora da Secretaria de Educação de modo constante também se utiliza do serviço da perícia. "Estou em tratamento com uma enfermidade que afeta os ossos e com hérnia de disco. Sinto muitas dores e fico muito satisfeita em saber que posso contar com um serviço que é de meu direito. Dou nota 10 para ao atendimento", salientou.

O setor é formado por nove profissionais: cinco médicos, dois psicólogos e dois servidores que atuam na área administrativa. O horário de funcionamento da Perícia Médica da Prefeitura de Aracaju é das 7h às 17h de segunda à sexta-feira e atendimentos das 7h às 13h.  Contato: 3218-7890.