Prefeitura realiza blitz educativa sobre o combate ao Aedes aegypti na Orla da Atalaia

Saúde
20/01/2016 21h56

Na noite desta quarta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) realizaram uma blitz educativa com panfletagem e orientações de combate ao mosquito Aedes aegypti, nos bares e restaurantes da Orla da Atalaia e na avenida próximo à Passarela do Caranguejo. A ação faz parte da Campanha “Aracaju Unida contra o Aedes aegypti”, que segue até o dia 22 de janeiro, e contou com a participação de diversos setores e profissionais da SMS.

Segundo a referência técnica da SMS, Lijane Oliveira, a Secretaria de Saúde está colocando todos os seus setores envolvidos nessa campanha e também fazendo parcerias com outros órgãos para que possa atingir toda a população no combate ao mosquito. “Essa ação de hoje é para mobilizar as pessoas que estão transitando aqui pela orla e para alertar que os focos estão dentro das casas e por isso que tem que haver essa conscientização para que cada um faça a sua parte”, destacou.

Para a coordenadora de Educação para o trânsito da SMTT, Selma Dantas, a SMTT já realiza parceria com a SMS em diversas ações. “Todos nós, enquanto Prefeitura de Aracaju, temos que está sempre juntos, um colaborando com o outro. A saúde tem se preocupado com essa questão do mosquito, que está alastrando essas doenças no país inteiro. E é preciso que a gente começa pela nossa casa, para que cada um verifique se há focos do mosquito e elimine assim que possível. Esse trabalho aqui na Orla é muito bom para conversas com os donos e clientes de bares e também com os transeuntes da orla”, afirmou.

Gilberto Sintra parabenizou a ação dos profissionais e ressaltou que essas orientações são essenciais para alertar a todos. “Eu faço a minha parte para não criar esse mosquito na minha casa, mas todos tem que fazer a mesma coisa, por isso que parabenizo esses profissionais por estarem entregando esse informativo aqui. Ele é bastante explicativo e já serve de alerta para que os aracajuanos também se cuidem”, disse.

Quem também elogiou a iniciativa foi o engenheiro Renato Sierra, que estava com seus amigos em um dos bares da Orla e recebeu a orientação dos profissionais. “Na minha casa já tirei aqueles vasos que ficavam embaixo das plantas para não acumular água, as garrafas e recipientes de água só ficam tampados, e também oriento meus vizinhos a fazerem o mesmo, pois se um fizer e o outro não, o mosquito continua circulando. Estamos num momento que está tendo algumas chuvas fora de época e as pessoas acabam se descuidando um pouco. Com essa campanha, o combate ao mosquito será maior, porque aí as pessoas se conscientizam”, finalizou.