Educação de Aracaju mobiliza rede no dia Nacional de combate ao Zika Vírus

Educação
19/02/2016 20h05

Hoje, 19, foi realizado na área da educação de todo o país o ‘Dia Z', mobilização que engajou ações em diversas cidades contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. Em Aracaju, a prefeitura está engajada nesse combate e protagonizou ações durante todo o dia em parceria com a secretaria municipal da Educação( Semed), membros das secretarias e entidades que compõem a administração municipal. 

Durante a manhã, o prefeito João Alves e a secretária da Educação, Márcia Valéria, receberam no  Auditório Vieira da Silva Neto, anexo a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, a secretária de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Cassandra Moroni Nunes, que ministrou  palestra e juntos  mobilizaram os participantes para o combate ao mosquito e prevenção das doenças.

Já à tarde, alunos, professores, pais e funcionários lotaram a quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Manoel Bomfim, Bugio, a Semed realizou mobilização de prevenção e conscientização da comunidade. A ação contou com a presença da consultora extraordinária para assuntos governamentais da Semed, professora Osvaldina Ribeiro.

Na oportunidade, o professor da UFS, Wellington Soares, proferiu palestra sobre as doenças causadas pelo mosquito. Houve, também, exposição das larvas do mosquito (microscópios).  Em seguida, os estudantes saíram às ruas com a Semed e juntos distribuíram panfletos prestando orientações nas ruas do bairro.

"Estamos mostrando aqui que a união faz toda a diferença. Somos mais fortes que o mosquito. Esse é o primeiro momento de mobilização, teremos outros dois nos próximos dias 26 e 4 de março, mas nossas ações são diárias junto à comunidade escolar. É substancial a compreensão das comunidades de que é importante que cada um faça sua parte, já é um clamor nacional", explica professora Osvaldina.

Dona Anita Correia, 68 anos, moradora do bairro Bugio há 37 anos, elogia a ação de conscientização. "Gostei da panfletagem porque esses jovens têm que estar com a cabeça voltada para os estudos e para o bem. Acho ótimo ver as escolas municipais envolvendo-os nessa tarefa de prevenção na comunidade. Tenho duas vizinhas que estão com o Zika, e quero que as outras pessoas saibam da importância de cuidar para que esse mosquito não continue se espalhando", alerta.

Integração

Para o diretor da Emef Manoel Bomfim, que teve papel primordial na mobilização da comunidade escolar, Ramiro Nunes, a educação tem o papel de conscientizar e é importante na luta contra o Aedes aegypti. "Essa campanha faz parte do projeto pedagógico da escola e continuaremos em parceria com a Semed nessa luta. A educação funciona quando todo mundo faz a sua parte e está unido, ela é primordial porque os alunos eles são disseminadores de tudo o que aprendem, então eles levarão para os pais e comunidades", explica.

O palestrante, professor da UFS, Wellington Soares ressalta que é fundamental a campanha educativa. "Há várias estratégias de combate à essa epidemia, em países que enfrentaram essa epidemia, sempre a mobilização pela educação foi fundamental no controle do Aedes e epidemias. A iniciativa que a Semed está tendo nas escolas da rede, trabalhando com as crianças, elas acabam sendo multiplicadoras junto à comunidade. Essa tenacidade que as crianças têm faz com que, através da educação se mobilize toda a comunidade com as orientações básicas para o controle do mosquito", avalia.