Programa Municipal do Combate ao Aedes aegypti verifica denúncias recebidas na Ouvidoria

Saúde
25/02/2016 13h31

As ações de combate ao Aedes aegypti não param na capital. E nessa luta, a parceria entre a Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de Combate ao Aedes, e a Ouvidoria tem sido uma ferramenta importante para ajudar a identificar possíveis focos do mosquito.

Na manhã desta quinta-feira, 25, o coordenador de campo do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Elielson Rodrigues, foi pessoalmente visitar alguns imóveis para verificar as denúncias recebidas pela Ouvidoria. A primeira residência fica localizada na rua Lagarto, no bairro Salgado Filho, onde três moradores estão com os sintomas da Febre Chikungunya. O senhor Rubens Hühl, proprietário do imóvel, acredita que existem focos do Aedes nas casas fechadas que ficam próximas. “Aqui em casa eu e minha família tomamos todo o cuidado para não deixar água parada. Mas se eu faço a minha parte e o meu vizinho não faz, todo o meu trabalho vai ser em vão”, comenta ele.

Diante da denúncia, o primeiro passo do coordenador de campo foi fazer um pente fino na residência do senhor Rubens. Ralos, plantas, caixas d´água, tudo foi verificado. Nenhum foco do mosquito foi encontrado no local. Mesmo assim, o morador foi orientado a colocar telas em todos os ralos.  Quanto aos imóveis que estão fechados, o coordenador informou que entrará em contato com as imobiliárias para que elas abram essas casas e os agentes de endemias possam verificar se há focos do Aedes aegypti dentro delas.

Elielson Rodrigues destaca que o trabalho em conjunto com a Ouvidoria é muito importante, mas também alerta para que a população faça o uso adequado desse canal de comunicação. “Muitas vezes a gente perde tempo deslocando uma equipe para atender denúncias falsas ou denúncias que não são de competência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) resolver”, explica.

Ouvidoria

A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelos telefones 156 ou 2106-9770, através do e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br ou do atendimento presencial no endereço: Rua Sergipe, 1310, bairro Siqueira Campos.