Sema vistoria Museu do Mangue para iniciar atividades de preservação do espaço

Meio Ambiente
25/02/2016 17h26

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) se reuniu nesta manhã, 25, com os moradores do bairro Coroa do Meio no Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro, mais conhecido como Museu do Mangue, a fim de vistoriar o espaço e recolher a assinatura da comunidade para oficializar o termo de cessão do uso de bem imóvel do espaço do estacionamento do local. Além da Sema, a Guarda Municipal (GMA) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estiveram presentes para vistoriar o Museu.

Agora com a união de esforços entre a comunidade e o poder público municipal, o Museu do Mangue será palco de atividades que irão beneficiar não só os moradores, mas também o ecossistema. O espaço será utilizado para a execução do Projeto de Desenvolvimento Sustentável, onde serão instaladas feiras de artesanatos, de comida, cursos de capacitação, através da Formação para o Trabalho (Fundat), e atividades culturais. A Universidade Tiradentes e a Fundação dos Mamíferos Aquáticos (FMA) também irão contribuir com o projeto.

"Acreditamos que o projeto dará uma utilização ao Museu, possibilitando realmente o uso em favor dos moradores. É o somatório do setor público com a comunidade para preservar esse lugar belíssimo", diz o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.

"A Sema compreendeu a importância do nosso projeto, por isso agradecemos a todos que estão envolvidos. A nossa comunidade irá preservar e cuidar do espaço físico do Museu do Mangue", afirma o presidente da Produção e Desenvolvimento Social e Cultural de Aracaju (Amprodesc), Gilvan Pereira.

A comunidade do bairro Coroa do Meio não vê a hora da reforma ser iniciada para assim usufruírem do espaço. O morador José Benedito dos Santos está muito feliz em ver que a luta pela reforma do museu está sendo concretizada. "É gratificante poder ver que o nosso projeto que trará emprego e renda está sendo iniciado", declara.