Atendimento nos hospitais municipais segue dentro da normalidade no final de semana

Saúde
11/04/2016 14h59

Os Hospitais Municipais de Aracaju, Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte), foram responsáveis por 1.507 atendimentos durante o final de semana. O número é considerado normal para o período, tendo como referência os finais de semana anteriores. Na soma dos dois hospitais, somente para a especialidade clínica médica, foram registrados 1.025 atendimentos. Como já era esperado, a especialidade sempre recebe uma demanda maior que as outras oferecidas pela Rede de Urgência e Emergência (Reue) de Aracaju.

No Hospital Fernando Franco, os relatórios registraram 653 casos, sendo 418 clínicos, 61 cirúrgicos e 174 atendimentos pediátricos. Segundo a gerente do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o fluxo foi normal, sem alteração já há um bom tempo. "Os pacientes já conhecem nosso trabalho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade", disse.

Já no Hospital Nestor Piva foram atendidas durante o sábado e domingo 854 pessoas, sendo que 111 delas buscaram atendimento ortopédico, 112 cirúrgico, 24 odontológico e a grande maioria, 607 usuários, buscou atendimento clínico.

Os dois hospitais funcionam com o sistema de acolhimento por classificação de risco. A ideia é identificar, de forma mais rápida e precisa, os casos mais emergenciais. O método, validado pelo Ministério da Saúde, segue as recomendações sobre a Política de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS).