Pais e estudantes aprovam estrutura oferecida na Emef Dom José Vicente Távora

Educação
20/04/2016 15h40

Orçada em R$ 3.800.000, a reforma da sede da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Dom José Vicente Távora, com sede no bairro Industrial, está em fase de licitação, funcionando, provisoriamente, na rua Boquim, Centro da cidade. Logo na entrada, o carinho e atenção são materializados por meio de uma linda plotagem com desenho e frase: 'Seja bem-vindo!'. É nesse clima de acolhimento que 227 alunos da educação infantil 4º e 5ª ano ao fundamental 1° ao 5º, com cinco turmas pela manhã e cinco pela tarde, vivenciam sua rotina na unidade com conforto e muito carinho.

Ao circular pela escola, as paredes, portas, salas de aula, continuam a externar a atmosfera lúdica que atrai o olhar do aluno e propicia o sentimento de compreensão de um espaço feito especialmente para ele. O coordenador da Dom José Vicente Távora, Eduardo José dos Santos, afirmou que tudo é feito pensando no estudante. "Tudo é feito para eles se sentirem bem. É natural nós criarmos expectativa com a reforma de nossa sede porque ela está no bairro, mas as crianças não estão sentindo dificuldade com essa mudança provisória, elas estão muito melhor que antes e sabemos que, quando a unidade estiver pronta, estará ainda melhor que essa e assim deve ser, sempre melhorando", explica o coordenador.

Daniela França Santos é mãe de um aluno da Dom José Vicente Távora e contou como está sendo esse período. "Criança se acostuma fácil com as mudanças. Meu filho já tem carinho grande pelos professores, diretores, mas também está bem apegado à escola porque diz que ela é bonita e todos cuidam muito. Acho que é isso o que importa, ele estar bem e tirando boas notas e isso ele está", comentou.

Aline Alves também é mãe de um estudante e, no caso dela, a experiência é nova. "Meu filho está aqui há apenas duas semanas e estou gostando muito. Ele gosta e já está completamente adaptado. Ele é ensino infantil e vai para casa chorando todos os dias, isso significa que é feliz onde está porque além de carinho ele tem conforto", contou a mãe.

Alunos aprovam

Ketylly Caroline é do 5º ano do ensino fundamental e, para ela, a sala de aula oferece condições para concentração. "A sala é arejada, os móveis novos, espaçosa e tem muita luz. Estou muito bem aqui. Gosto muito", explicou.

Regina Luana Amorim, também do 5º ano, relata que desde 8 anos estuda na Emef Dom Távora. " Desde pequena estou na escola e sei que a outra escola está para ser reformada, mas, para falar a verdade, aqui está muito bom, mas como eu sei que a outra vai ficar ainda mais bonita é claro que vou gostar de voltar para lá", relatou.

Para suprir a distância da unidade provisória do bairro de origem, a Secretaria Municipal da Educação de Aracaju disponibiliza transporte escolar, dois pela manhã e dois pela tarde.