Reunião com Moradores da Coroa do Meio faz ajustes em projeto para o Museu do Mangue

Meio Ambiente
13/05/2016 18h58

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Guarda Municipal, a Fundat, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emurb) e a Associação dos Moradores Ex-Palafitas da Coroa do Meio realizaram reunião na manhã desta sexta-feira, 13, para ajustes no projeto de reestruturação do Centro de Educação Ambiental Manoel Bonfim Ribeiro, conhecido popularmente como Museu do Mangue.

Os moradores da Coroa do Meio estão realizando uma feira de artesanato e gastronômica no estacionamento do Museu do Mangue desde o último dia 29 de abril. O local foi cedido pela Sema e a Guarda Municipal vem realizando a segurança dos frequentadores e comerciantes. 

Durante a reunião, moradores e representantes dos órgãos municipais discutiram ajustes para que o projeto siga com sucesso.  Segundo os moradores, ainda há necessidade de reforço na segurança, o que foi acatado pelo diretor Geral da Guarda Municipal, Nilson Aragão. Os moradores também mostraram a pretensão de colocar som ambiente no local, e o diretor de Controle Ambiental da Sema, José Rosa Felipe, explicou a necessidade de autorização ambiental para esse tipo de atividade em via pública.  Já o diretor de empreendedorismo da Fundat, Gildásio Muniz, diz que aguarda a solicitação dos cursos para iniciarem as capacitações.

Segundo os moradores, a feira já está mudando a paisagem do Museu. “Nossas primeiras feiras já mostram que a comunidade está voltando a frequentar esse espaço.  Antes, ninguém via mães e filhos brincando nessa área, já nos últimos finais de semana, a gente vê o espaço  sendo frequentado de novo pela comunidade”, revela o presidente da Associação dos Moradores Ex-Palafitas da Coroa do Meio, Edinaldo Santana.

Na próxima segunda-feira, 16,  os moradores da Coroa do Meio serão recebidos pelo secretário municipal do Meio Ambiente,  Eduardo Matos, para  dar continuidade ao processo de reestruturação do Museu do mangue.