Nova etapa marca revitalização da Ponte do Imperador

Infraestrutura
01/06/2016 08h25

Um dos principais pontos mais conhecidos da capital sergipana, a Ponte do Imperador, que na verdade é um atracadouro, é um cartão-postal tradicional carregado de história, que representa um pouco do passado de Aracaju e também do país. Foi construída em 1859 para receber o imperador Dom Pedro II e sua comitiva.

Localizada às margens do rio Sergipe, a ponte é frequentada por sergipanos e turistas, pois além de formar uma bela paisagem, conta por si só uma parte da história do Brasil Imperial, período em que o Brasil era uma monarquia. Pelo fato de ter uma alta carga cultural, o monumento, aliado ao desenvolvimento do município, foi alvo de reformas e reestruturações que se fizeram necessárias pela ação do tempo e da maresia, que inevitavelmente afetam toda a sua estrutura.

Para manter em bom estado de conservação um dos pontos mais importantes da cidade, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) revitaliza a Ponte, presenteando toda a população com o embelezamento de toda a área.

Orçada em aproximadamente em R$ 400 mil a obra está focada, neste momento, em reformar a estrutura da laje inferior, que dá suporte à ponte, para que continue suportando seu próprio peso. Estão sendo colocadas grades que irão reforçar o piso, aumentando a segurança para resistir também à força das águas do rio. O andamento desta fase fica refém do nível da maré, que precisa estar baixo para que se possa dar prosseguimento aos reparos.

A aplicação dos corrimãos inoxidáveis e construção dos pilares já foram finalizadas, assim como a troca da manta, que protege a parte coberta do atracadouro. O próximo passo é o da lavagem das pedras portuguesas, que são tradicionais em outros pontos da cidade, e a recuperação do monumento dos índios, que estão na entrada e que dão as boas-vindas a quem vai visitar a Ponte do Imperador.