Semed realiza curso para otimizar comunicação entre professores e estudantes com deficiência

Educação
06/06/2016 17h36

A secretaria Municipal da Educação (Semed), atravez da Coordenadoria de Educação Especial (Coesp), dando continuidade ao curso de Atendimento Educacional Especializado (AEE), realizou na tarde de hoje, 06, mais um módulo com os professores da rede. O objetivo é facilitar a comunicação entre os professores e estudantes com deficiência auditiva, oportunizando, assim, o aprendizado, por meio estratégias de ensino. Na oportunidade, o Centro de Atendimento às pessoas surdas (CAS) fez parte desta iniciativa.

A técnica pedagógica da Coesp, Ana Paula Andrade de Melo, explica o objetivo do curso. " Ele é dividido em vários módulos por serem várias deficiências. Hoje, está voltado para alunos com surdez. Assim, os professores das salas regulares e os das salas de recursos do AEE podem participar e adquirir conhecimento sobre como acompanhar esses alunos que necessitam de maior atenção em sala de aula", afirmou.

"Buscamos trazer assuntos como o que é a surdez, a maneira de se comunicar através da língua dos sinais e as formas pedagógicas que o professor poder usar em sala para todos os alunos. Além de trazer CAS para dar uma força na palestra e o intérprete de Libras para mostrar como é feito o trabalho com essas pessoas", explica Ana Paula.

O íntérprete de Libras do CAS, Edicarlos Santos da Conceição, relata a diferença de ser intérprete e ser educador. "O deficiente auditivo nasce no Brasil mas vive como estrangeiro porque aprende uma língua própria na qual ele entende. O ouvido dos surdos são os olhos e é a partir deles que o mundo é interpretado, o professor vem para educar e o meu trabalho é ajudar a ser a ponte para que esse aprendizado seja passado de maneira simples, o íntérprete é o meio de comunicação de ambos", disse.

A professora da sala de recursos do AEE, Soraya Meneses, trata um pouco dá importância de aprender libras. "O curso é uma iniciativa excelente e os professores que estão em sala de aula diariamente precisam estar bem atentos para enfrentar desafios de sala seja com qualquer deficiência . Já tive vários tipos de alunos com deficiências e o que mais senti dificuldade de aprender foi a Libras, mas busquei e aprendi, é primordial aprender a Libras pois é a segunda língua do Brasil, devemos ter acesso para ser um profissional completo", finalizou.