PMA participa de ação do Dia dos Namorados em parceria com faculdade

Saúde
09/06/2016 14h00

No próximo domingo, 12, a Prefeitura de Aracaju participa da 1ª Remada da Saúde e Qualidade de Vida promovida pela Faculdade Maurício de Nassau, na Orla Pôr do Sol, no Mosqueiro.  A partir das 7h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará disponibilizando o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante que vai realizar testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C. Durante o evento, também serão ofertados diversos serviços de saúde como: aferição de pressão arterial, exames de glicemia e avaliação nutricional.  A ação deve reunir aproximadamente 250 pessoas entre alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia, radiologia e educação física da faculdade, além dos profissionais de saúde.

A coordenadora do Programa Municipal DST/Aids, Débora Oliveira, destacou que a Prefeitura  de Aracaju está sempre integrada com outros seguimento da sociedade para fortalecer os trabalhos de conscientização quanto ao uso do preservativo. “Estamos presentes periodicamente  em escolas, empresas e Unidades de Saúde da Família (USFs) trabalhando para a redução dos índices de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) em nosso município. Esse evento da faculdade Maurício de Nassau deve reunir um grande número de jovens e por isso estaremos no local realizando os testes rápidos e  também fazendo  um trabalho de conscientização para alertá-los quanto à importância do uso de preservativo”.

Para a professora, Aline Valentino, a Remada da Saúde é uma oportunidade para que os casais que frequentam a Orla possam aproveitar o Dia dos Namorados cuidando da saúde. Além disso, é uma maneira de aproximar os estudantes da comunidade para que eles tenham noção dos desafios que irão enfrentar depois de formados. “Entendemos que essas atividades mostram a realidade do mercado de trabalho, por isso é muito importante que nossos alunos estejam envolvidos. Nesses eventos, eles podem colocar em prática todo o conteúdo que foi passado nas salas de aula o que, sem dúvida alguma, servirá para formar profissionais com um tratamento mais humanizado”, destacou.