Diretor da GMA participa de encontro de gestores municipais de segurança pública em Recife

Guarda Municipal
13/06/2016 14h07

A Guarda Municipal de Aracaju (GMA) esteve representada no II Encontro da Região Nordeste dos Secretários e Gestores de Segurança Pública Municipal ocorrida entre os dias 10 e 11 de junho na cidade de Recife.

O diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), coronel Enilson Aragão, participou do encontro cujo objetivo foi o de promover a troca de experiências na área da segurança pública entre os municípios do Nordeste discutindo formas eficazes para a redução da violência urbana e o papel das prefeituras para esse fim. “Estamos aqui com o propósito de fortalecer essa rede de integração da segurança pública municipal e ,especialmente aqui em Recife, conhecer o Compaz, que é fruto da experiência e estudo do atual secretário de segurança nas cidades de Medellín e Bogotá na Colômbia. Um equipamento de convivência humana instalado num dos bairros mais críticos e violentos da cidade do Recife e a importância da integralidade dos serviços que ali são ofertados, trabalhando a cultura da paz e da mediação”, destaca Enilson.

As palavras do prefeito de Recife, Geraldo Júlio confirmam esse objetivo. “Os municípios entenderam que a questão da segurança pública não é uma questão exclusiva dos governo Federal nas fronteiras e das polícias militar e civil nos estados, as prefeituras perceberam que a segurança é dever de todo mundo, inclusive delas e da sociedade civil organizada, por essa razão, estamos promovendo esse encontro, para mostrar nossa responsabilidade por essa questão fundamental para a sociedade, que é a questão do combate à violência e a redução da criminalidade”, afirma o prefeito.

A experiência do Compaz

O Centro Comunitário da Paz, ou simplesmente Compaz, é uma iniciativa inovadora da Prefeitura da cidade de Recife que visa à promoção da cidadania e a prevenção à violência urbana.

Instalado estrategicamente no Alto da Santa Terezinha, na zona norte da cidade do Recife, o Compaz atende à comunidade de uma região muito violenta e que abriga um número muito alto de adolescentes e jovens que não estudam e nem trabalham.  

De acordo com o secretário de segurança urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, o Compaz quer se mostrar uma porta de entrada para a cidadania e uma porta de saída da criminalidade. “O Compaz oferta uma gama de serviços como mediação de conflitos, apoio psicológico, pedagógico, aulas de reforço, agentes sociais para trabalhar com jovens em situação de vulnerabilidade, temos aqui também uma biblioteca-parque espetacular que atende os alunos das escolas públicas dessa região, além de quadra poliesportiva e piscina semiolímpica para a prática de uma diversidade de esportes. Esperamos que num espaço de tempo entre dois e três anos já possamos apresentar dados reais que representem uma redução da violência nessa região no entorno do Compaz, comprovando assim, sua eficácia”. Ele afirma que a prevenção é o meio mais importante para a redução da violência. “É importante fortalecer o braço social da prevenção e aqui temos feito isso através dessa troca de experiências com os demais gestores de segurança pública do Nordeste, porque somente a polícia não resolve o problema da violência”, afirma.