II Open GMA de Jiu Jitsu se consagra como um dos maiores eventos esportivos do estado

Guarda Municipal
23/09/2016 10h20

No último domingo, 18, o Ginásio do Sesi do conjunto Augusto Franco foi palco do II Open GMA de Jiu-Jitsu, evento que reuniu cerca de 600 atletas, entre crianças e adultos de ambos os sexos e de vários estados do Nordeste. A competição fez parte do calendário de comemoração ao terceiro aniversário do Centro de Treinamento da Guarda Municipal de Aracaju (CT-GMA). Nessa segunda edição, as premiações foram ainda melhores: passagens, hospedagem e inscrição para duas competições internacionais: o Campeonato Europeu para o campeão na categoria absoluto faixa preta; e o Campeonato Sul-americano para os campeões na categoria absoluto faixas coloridas. Já o campeão absoluto faixa-branca levou R$ 200 além de kit de suplementos alimentares.

As categorias dos atletas variaram por peso. Para adulto masculino foi de 65 a mais de 95 quilos. Entre as atletas, o peso mínimo foi de 55 a maior que 85 quilos. As principais equipes de Jiu-jitsu do estado foram representadas nas disputas. A competição contou também, entre os atletas, com a participação de 22 faixas pretas.

O nível técnico da competição foi altíssimo, contando com a participação de atletas com participação em competições internacionais. O atleta Wancler Oliveira, integrante da equipe GFTeam e que já disputou vários torneios pelo mundo, elogiou o empenho e o nível de organização que a GMA proporcionou para esse evento. “Estou muito feliz com essa competição. Ela foi a que reuniu mais atletas no nosso estado. Assim que eu entrei no ginásio fiquei deslumbrado com a organização, com a estrutura e com a padronização do evento. O profissionalismo foi impecável. A GMA está de parabéns por mais esse evento. Eu fiquei muito feliz com o potencial que vi dos atletas, com a evolução do evento. Se o primeiro Open já foi ótimo, essa segunda edição foi excelente, não só pela premiação, mas também pela quantidade de atletas participantes. Isso é muito importante para o desenvolvimento do nosso esporte”, enfatizou.

Matheus Floresta é um dos grandes atletas sergipanos que participou das disputas e sagrando-se campeão na categoria até 85 kg e na categoria absoluto faixa preta, agora vai embarcar para Portugal afim de disputar o Campeonato Europeu. “A competição foi de alto nível. Vários atletas que participaram já ganharam competições nacionais e internacionais. Foi uma ótima iniciativa da GMA em organizar um evento igual a esse e eu só tenho a agradecer”, comemorou.

A GFTeam foi a equipe campeã com 550 pontos, já a equipe Nova União ficou na segunda colocação com 395,5 pontos seguida da equipe Zenith que fez 132,5 pontos.

O diretor-adjunto da GMA, capitão Jonatas Souza, foi o grande mentor por trás desse evento que, para ele, superou as expectativas, não só pelo número de atletas, mas também pelo alto nível dos competidores. “O nível dos atletas foi de altíssima técnica inclusive de envergadura internacional. Tivemos um atleta que participou da Copa Pódium e foi bem classificado e, indiscutivelmente, esse evento é um divisor de águas no Jiu-jitsu sergipano e ouso dizer do Jiu-jitsu do Nordeste. Tenho certeza que a partir dessa competição todas as outras competições terão por obrigação ter esse mesmo nível de organização e estrutura e, principalmente, de incentivo ao esporte”, finalizou.