Eliane Aquino participa de reunião para criação de plano de prevenção de segurança pública

Agência Aracaju de Notícias
13/02/2017 18h05

A vice-prefeita de Aracaju e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, participou nesta segunda-feira, 13, no Palácio dos Despachos, de uma reunião para construção de um plano de prevenção de segurança pública e promoção de uma cultura de paz, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) e pela Casa Civil.

De acordo com Eliane Aquino, é preciso um projeto organizacional integrado entre Estado e município para que os índices de violência diminuam. “Se a gente conseguir diminuir a violência no município, a gente consegue ampliar isso para outros”, afirmou.

Para a vice-prefeita, é necessário ter um trabalho conjunto entre o poder público e a comunidade para que o objetivo seja alcançado . “Nós queremos criar programas que os homens sejam contra a violência, mulheres pela paz, onde a gente não atue sozinho, onde a sociedade civil nos ajude”, pontuou.

Segundo o vice-governador do Estado e secretário da Casa Civil, Belivaldo Chagas, a iniciativa busca a prevenção. “O programa busca amenizar o sofrimento da violência em todos os níveis, com foco na criança, no adolescente e na juventude, além da questão das mulheres", declarou.

Belivaldo acredita que a partir da reunião desta segunda-feira, os órgãos estarão mais unidos, já que cada secretaria pode apresentar o programa que desenvolve.  “Se a gente tiver muita dedicação, muita paciência e, acima de tudo, parceria para desenvolver um bom trabalho de prevenção, nos próximos anos não estaremos discutindo isso”, previu.

De acordo com a secretária adjunta da Casa Civil, Conceição Vieira, a preocupação no momento é integrar as ações desenvolvidas pelas secretarias do Estado e do município. “Precisamos conhecer um pouquinho do que cada um está fazendo e a partir daí integrar os projetos”, disse.

Segundo ela, o projeto desenvolvido pela SSP neste momento vai acontecer de forma pontual nos bairros. “Por conta do alto índice de violência registrado, o início do trabalho em Aracaju é pensando na Zona Norte, a partir do bairro Santos Dumont e adjacentes, no bairro 17 de Março e no Santa Maria.

Projeto Redes

A cidade de Aracaju já tem ação que busca promover a aproximação entre as políticas de saúde, prevenção, segurança, proteção e inclusão social. Trata-se do Projeto Redes, uma iniciativa da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad). A diretora de Articulação e Projetos da Senad, Nara Araújo, também esteve presente na reunião e permanece na capital para a implantação do Plano Nacional de Segurança.

“O Projeto Redes começou a ser trabalhado a cerca de dois anos, e agora está indo para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Toda a coordenação ficará na pasta, mas o trabalho será em conjunto, envolvendo a Secretaria de Educação, a Secretaria de Esportes, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), para montar realmente uma rede de articulação no município. O intuito é atender da criança ao adulto e chamar os homens para nos ajudar contra a violência”, destacou Eliane Aquino.

Para a vice-prefeita, se a sociedade se envolver de fato com o projeto o resultado será muito mais satisfatório. “Se, num programa desse, começarmos a trabalhar com a comunidade, nós teremos uma sociedade melhor. Nós vamos conseguir melhorar os índices de violência em nossos municípios”, pontuou.

Presenças

Além de Eliane Aquino, participaram da reunião o comandante da Guarda Municipal de Aracaju, Subinspetor Fernando Mendonça, o secretário de Esportes do município, Jorge Araújo, a secretária de Educação do município, Ana Cecília, e diversos secretários do Estado, a exemplo do Secretário de Segurança Pública, João Batista, do Secretário de Cultura, Irineu Santos, e do secretário de Saúde do Estado, Almeida Lima.