Saúde celebra dia do profissional de Educação Física com palestra sobre a Academia da Cidade

Saúde
01/09/2017 17h03

A Educação Física desde 1997 é reconhecida, oficialmente, como uma profissão da área da saúde. Para celebrar o Dia do Profissional de Educação Física, comemorado nesta sexta-feira, 1º, o coordenador técnico do Programa Academia da Cidade (PAC) da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Magno Carvalho, ministrou uma palestra sobre a importância do PAC e da atividade física para a saúde das pessoas. A atividade ocorreu durante o II Ciclo de Palestras da Faculdade Fase/Estácio, realizado no auditório da instituição de ensino.

Segundo o coordenador Magno Carvalho, um dos principais objetivos do Programa Academia da Cidade é promover a qualidade de vida e a melhoria das condições e dos modos de viver das pessoas.  “O PAC foi implantado em Aracaju em 2004, quando foi descoberto que o percentual de sobrepeso e obesidade da população aracajuana estava acima do nível nacional. Inicialmente começou com a prática corporal do movimento, hoje fazemos não só atividade física como trabalhamos a promoção à saúde, porque outro objetivo do programa é elaborar e implementar políticas públicas saudáveis”, disse.

O programa tem 23 polos divididos em 23 bairros da capital sergipana. “A proposta da atual gestão é retomar a qualidade de vida da população de Aracaju. Então o programa está integrado às unidades básicas de saúde. Temos 17 profissionais e 16 estagiários, mas precisamos de mais. Por isso que é bom os estudantes pensarem em atuar na área da saúde. A partir do 4º período, eles podem se cadastrar para o programa de estágio na Prefeitura. Assim que tivermos necessidade vamos chamando”, informou Magno.

Nasf

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é composto de uma equipe multiprofissional que contém, no momento, uma profissional de Educação Física. “A professora de Educação Física, Edvaneide Lima e a nutricionista Valdívia Ramos do Nasf realizam um importante trabalho com um grupo de pessoas que têm síndromes metabólicas nas unidades de saúde João Cardoso e Onésimo Pinto, que fazem parte da 7ª Região de Saúde”, informou a coordenadora do Nasf, Clesy Martins.

“Fazemos atividade física com orientações de uma dieta equilibrada. Todo mês é realizada a avaliação antropométrica e exame de hemograma para saber como estão as taxas de glicemia e colesterol, por exemplo, dos participantes do “Grupo Diabéticos, Obesos e HipertenSUS”, explicou a professora de Educação Física do Nasf, Edvaneide Oliveira Lima.

Para Edvaneide a atividade física faz bem para o ser humano, pois é através dela que é possível obter equilíbrio físico e emocional, sendo assim importante chave para um corpo saudável. “Espero que nesse primeiro de setembro todos os profissionais de Educação Física celebrem refletindo sobre a importância da sua intervenção com a sociedade, assim como sua responsabilidade para a melhoria na qualidade de vida do cidadão”, concluiu.