OBMEP 2017: estudantes devem ficar atentos ao local da prova e demais orientações

Educação
14/09/2017 17h44

A semana tem sido de expectativa e ansiedade para estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de Aracaju que irão participar da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A maior competição de Matemática contará com 421 estudantes de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), mantidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). Os alunos devem ficar atentos à classificação, locais e horário da prova, que acontece no próximo sábado, 16, às 14h30.

Nove escolas municipais de Aracaju participarão da segunda fase das Olimpíadas: Anísio Teixeira, Florentino Menezes, Dr. Carvalho Neto, Olga Benário, José Antônio da Costa Melo, José Conrado de Araújo, Professor Laonte Gama da Silva, Presidente Tancredo Neves, Deputado Jaime Araújo, Manoel Bonfim, Sérgio Franscico, Jornalista Orlando Dantas, Presidente Juscelino Kubitschek, Presidente Vargas, Sabino Ribeiro, Oviêdo Teixeira, João Teles Menezes, Prof. Alcebíades Melo e Santa Rita de Cássia.

A Semed disponibilizará transporte para que os alunos possam ir com tranquilidade e segurança aos locais da prova. Além disto, a Semed vem incentivando, ao longo do ano, os professores de Matemática a trabalharem em sala de aula revisões e simulados específicos para a OBMEP. A coordenadora de Ensino Fundamental (Coefe/Semed), Ana Débora Lima, afirma que seu esforço tem sido na intenção de que sejam revelados talentos entre estudantes e professores das escolas municipais de Aracaju e estimular o interesse pela matéria.

''Serão aplicadas 20 questões com o nível mais alto do que o aplicado na primeira fase. É algo mais difícil, desafiador. Esta competição não é somente importante para trazer medalhas, o mais importante é que a partir de avaliações deste tipo podemos despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e motivá-los para o estudo das ciências exatas. Trabalhamos o tempo todo com revisões, simulados específicos para a Olimpíada, e este conhecimento será levado para toda vida. O sucesso vem como consequência'', analisa Ana Débora.

Em 22 de novembro o site da OBMEP anunciará os vencedores. Além dos estudantes,  as escolas, professores e secretarias de Educação também receberão prêmios e menções honrosas. Para a premiação serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze, para os vencedores em cerimônia de entrega que ocorrerá em 2018, com data ainda a ser divulgada. Mesmo quem não conseguir se classificar será reconhecido com certificado de menção honrosa pela participação.

Preparação

A coordenadora pedagógica Karla Góis, da Emef Presidente Juscelino Kubitschek - escola que levará 35 alunos a esta segunda fase - relata que a JK vem preparando os alunos para a competição desde o início do ano. Segundo ela, estudantes da Escola que tem maior aptidão para a Matemática estão participando de um projeto aos sábados que desenvolve ainda mais o conhecimento na disciplina.

''Temos um banco de dados com provas anteriores, tanto da OBMEP, como da Prova Brasil, e passamos exercícios baseados nas questões para que já fiquem familiarizados. Também incentivamos os estudantes a fazerem grupos de estudos na biblioteca, principalmente aqueles com dificuldade. E aqueles que observamos que se destacam na matéria, levamos todos os sábados, com transporte cedido pela Semed, para a Universidade Federal de Sergipe (UFS), e lá eles participam de oficinas de Matemática Avançada, para que possam se qualificar ainda mais na ciência e facilite se ingresso em uma graduação na área de exatas, se desejarem'', explica a coordenadora.

Orientações

O estudante pode verificar qual o local em que fará sua prova através do site www.obmep.org.br. No dia da prova, o aluno deve ter em mãos documento original de identificação (carteira de identidade, registro de nascimento ou carteira escola); cartão de identificação cedido pela escola; caneta, lápis e borracha. Também é recomendado que se chegue ao local da competição 30 minutos antes do início da avaliação.