Secretária da Saúde visita a USF Onésimo Pinto e o Caps David Capristano

Saúde
14/09/2017 18h07

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, continua a série de visitas às unidades de saúde. Na manhã desta quinta-feira, 14, ela e a equipe de gestores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estiveram na Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, no Jardim Centenário e no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) David Capistrano Filho, no bairro Atalaia.

A USF Onésimo Pinto está passando por readequação estrutural. “Estão no nosso planejamento pequenos reparos, sem custos adicionais, que melhoram a prestação do serviço nas unidades. Desta forma, mostramos à comunidade que existe uma ação diferenciada da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, que se preocupa com a qualidade de vida da população aracajuana. Estamos aproveitando e conhecendo as pessoas que trabalham na ponta”, frisou a secretária Waneska Barboza.

Segundo o gerente da USF, Ivan do Nascimento Soares, foi feita uma reparação no telhado, porque quando chovia alagava a unidade, a pintura interna está finalizando, houve troca das lâmpadas para melhorar a iluminação, as portas foram trocadas, foram instalados dois novos bebedouros, a fiação dos ventiladores foi trocada, a farmácia foi pintada e por questões de segurança, a altura do muro está sendo aumentada em 40 centímetros. “Enfim, a unidade já começa a oferecer uma melhor estrutura para os profissionais e para os usuários”, informou Ivan.

A usuária da unidade, Aliete Souza Ferreira, 62, concorda com a afirmação do gerente. “Está melhorando aos poucos, aqui nós estávamos precisando que a gestão olhasse por nós, porque houve vários problemas, até arrombada esta unidade já foi este ano. Com estas pequenas mudanças já é visível a melhora. Sabemos da dificuldade financeira da Prefeitura, mas Deus que é o Todo Poderoso fez o mundo em sete dias, imagine o prefeito que é um ser humano, não pode fazer tudo de uma vez só, tem que ser aos poucos. Eu mesma já estou bem satisfeita”, disse a senhora Aliete.

Referência

A USF Onésimo Pinto atende a uma população de mais de 40 mil pessoas, com seis equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal. “Porque não é só a população do Jardim Centenário, é do Bugio, do Olaria, da Nova Liberdade I e II e do conjunto Maria do Carmo também, ou seja, atendemos uma população extra-área”, enfatizou o gerente Ivan, acrescentando que a unidade é referência do teste do pezinho na capital e também é referência de quatro USFs (José Machado de Souza, Renato Mazze Lucas, João Oliveira Sobral e a própria Onésimo Pinto) em ginecologia clínica.

Caps David Capistrano

A secretária Waneska Barbosa acompanhada por Ana Márcia Menezes, diretora de Atenção à Saúde (DAS), Monalisa Fonseca, coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Dalmare Sá, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial (Reap) e Adson Oliveira, coordenador do Núcleo de Informática da SMS, visitaram o Caps III David Capistrano, no bairro Atalaia. Eles se reuniram com a coordenadora do Caps, Renata Déda e a equipe da Reast sobre o fluxo de atendimento da Saúde Mental em Aracaju.

“É uma ideia muito boa de a secretária visitar as unidades da Rede de Saúde de Aracaju porque ela conhece os nossos serviços in loco, especialmente da Saúde Mental que é diferenciada. Os trabalhadores sentem-se mais valorizados porque veem que a gestão se importa com o serviço. É uma excelente iniciativa”, pontuou Dalmare Sá, coordenador da Reast.