Curso de Unhas Decoradas qualifica manicures para o mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
14/09/2017 18h14

"A concorrência no mercado exige essa especialização. A gente não pode ficar apenas no básico que é a cutilagem e a esmaltação. Os clientes estão cada vez mais exigentes. Por isso, precisamos nos reciclar, aprender técnicas novas, abrir novos horizontes". O depoimento é da manicure Márcia Regina. Ela é uma das 20 alunas do Curso Livre de Unhas Decoradas, finalizado nesta quinta-feira, 14, na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) Jardim Esperança.

O curso teve carga de 40 horas, entre aulas teóricas e práticas. Todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas As alunas aprenderam além das técnicas para decorar unhas, sobre reflexologia das mãos e pés, anamese, lesões e postura na hora de falar com o cliente e como se comportar com os colegas de trabalho. Para as aulas práticas, a turma contou com a participação da comunidade. As alunas tiveram a oportunidade de decorar as unhas e aplicar as técnicas passadas em sala de aula.

Segundo a instrutora do curso, Jacqueline Freire, o mercado está muito exigente e as manicures necessitam da especialização. "Esse curso proporciona a manicure mais segurança para atuar na área. Antigamente, as pessoas se capacitavam e não eram valorizadas no exercício da profissão. Hoje, a manicure está mais atualizada e isso tem fortalecido muito", destacou.

As aulas do Curso de Unhas Decoradas foram ofertadas às manicures com certificado na área. Lucélia dos Santos trabalha como manicure há 13 anos. Para ela, não há como fugir da atualização do mercado. "O curso foi bastante produtivo porque aprendemos técnicas novas, como fazer higienização correta, como atender e cativar cliente. O curso veio para agregar. É uma pena que acabou. Eu queria mais", afirmou sorridente a manicure Lucélia dos Santos.

Ainda de acordo com ela, o curso serviu para fazer novas amizades e trocar experiências. "Criamos um grupo na rede social, onde a gente troca ideias. A energia é bem positiva. O curso fluiu bem e saiu tudo de forma perfeita. A Fundat disponibilizou o material e só temos a agradecer. Estou ansiosa para fazer outros cursos. Já estou com saudade", ressaltou.