Guardas municipais participam de debate sobre Setembro Amarelo

Guarda Municipal
25/09/2017 19h04

Cerca de 30 guardiões dos mais variados setores operacionais e administrativo participaram na tarde desta segunda-feira, 25, de debate acerca da prevenção ao suicídio promovida pelo Núcleo Psicossocial da corporação. O evento é alusivo ao Setembro Amarelo, movimento iniciado no ano de 2105 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

De acordo com Paula Almeida, psicóloga do núcleo, o debate precisa ser fomentado continuamente. "Essa palestra e debate fazem parte de um projeto que busca levar informações aos guardas, pois acreditamos que quanto maior o conhecimento acerca de determinados assuntos, mais fácil será a busca por ajuda. Dessa forma, trazemos informações sobre diversas psicopatologias, hoje tratando acerca do suicídio, já que setembro é separado para se dar ênfase a esse assunto".

O suicídio já é a quarta maior causa de morte entre os brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O órgão informa também que entre os anos de 2011 e 2015 o número de pessoas que tiram a própria vida aumentou em 12%. "Um dos principais transtornos que levam ao suicídio é a depressão, e a depressão está presente em todos os órgãos e todos os públicos, sem distinção de nenhuma ordem. Nosso trabalho é identificar esses casos, o quanto antes a fim de dar o tratamento adequado e assim evitar danos maiores", afirma Paula.

Valéria Oliveira é guardiã há pouco mais de quatro anos, nesse período acompanhou situações de depressão e suicídio por parte de conhecidos. De acordo com ela, o conhecimento e a conscientização são essenciais para minimizar os efeitos da depressão e reduzir os casos de suicídio. "Acompanhei casos de depressão e até de suicídio entre conhecidos meus. Alguns casos bem próximos. Esse debate é extremamente importante do ponto de vista da conscientização, pois sabemos que todos podem ser vítimas desse mal, ainda mais o agente de segurança pública por conta das atividades inerentes à função. Essas informações servem como alerta para a busca de ajuda nos transformando também em multiplicadores junto aos colegas e familiares. Parabéns à direção da Guarda Municipal e ao Núcleo Psicossocial pela iniciativa".