Agentes comunitários de saúde e endemias recebem homenagem na Câmara de Vereadores

Saúde
23/10/2017 17h32

Os agentes comunitários de saúde e de endemias foram homenageados nesta segunda-feira, 23, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju. Em Sessão Especial, presidida pelo vereador Marcos Antonio Soares de Souza, o Seu Marcos, autor da propositura, as duas categorias foram lembradas pela importância do trabalho que realizam na promoção e prevenção da saúde da população. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) possui atualmente, em seu quadro, 850 agentes de saúde e 250 de endemias, que fazem a cobertura de todas as oito regiões de saúde da capital.

A diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, esteve presente na Sessão, representando a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. Para ela, essa é uma homenagem importante, principalmente nesse momento em que as políticas de saúde pública no Brasil discutem uma possível redução do trabalho inerente a essas categorias. “Os agentes merecem sim essa homenagem, porque é também uma forma de reconhecer o trabalho que eles desenvolvem em campo na prevenção das doenças e na orientação junto à população. São eles que estão dia a dia dentro das casas das pessoas, contribuindo com a qualidade de vida da comunidade, alertando, prevenindo e identificando os problemas de saúde da sua área”, enfatizou Taise.

O vereador Seu Marcos, que é agente de Saúde Pública do Ministério da Saúde há 35 anos e defensor das categorias na capital, ressaltou que hoje está vereador, mas que se orgulha muito da profissão que exerceu por muitos anos, e que por isso faz questão de enaltecer o trabalho da categoria. “Conheço a luta dos agentes e é meu dever, minha obrigação defendê-los. Essa Sessão Especial não é somente para homenagear, mas também para que todos saibam as dificuldades que essas categorias enfrentam no trabalho diário, realizando as visitas domiciliares incansavelmente na chuva ou no sol”.

Para Jeferson Santana, agente de endemias há 20 anos, participar da sessão na Câmara hoje é uma alegria muito grande. “É uma data importante para a categoria, uma vez que a gente tem a possibilidade de refletir sobre os avanços que nós tivemos desde o início do ano. A gente percebe a mudança na postura da gestão atual, em acolher as nossas demandas, o que dá um ânimo ao nosso trabalho de melhorar a qualidade de vida do povo de Aracaju, que é o nosso foco principal”, comemorou.