Rotary Club promove palestra sobre o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa

Indústria, Comércio e Turismo
23/10/2017 18h19

Na tarde desta segunda-feira, 23, membros do Rotary Club Aracaju Norte receberam em reunião almoço o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Jorge Santana, para conhecerem o programa Aracaju Inteligente, Humana e Criativa (AIHC). O encontro aconteceu no Quality Hotel Aracaju e contou com a participação de empresários, gestores públicos e profissionais rotarianos dos setores público e privado, além do arquiteto e urbanista Ricardo Mascarello, diretor do programa na secretaria.

Durante pouco mais de 45 minutos, diante de uma atenta e silenciosa plateia - como destacou o procurador-geral do município, Netônio Machado -, Jorge apresentou o programa abordando questões conceituais, diagnóstico da cidade e perspectivas que se abrem a partir de plataformas de planejamento colaborativo e participação cidadã. “O Aracaju Inteligente, Humana e Criativa não é apenas um programa de uso intensivo de tecnologia para solução dos problemas da cidade. O programa coloca os cidadãos como centro das políticas públicas através de ferramentas de gestão que tornem a administração mais eficiente a partir do engajamento da sociedade na gestão”, explicou. E também enumerou os projetos que compõem o programa: Aracaju na Palma da Mão; Aracaju Conectada; Aracaju Iluminada e Monitorada; Aracaju Criativa; Aracaju Competitiva; Mobilidade Inteligente e Aracaju: Turismo de Experiência.

Após a apresentação, foi aberta sessão de perguntas em torno da execução do Aracaju Inteligente, Humana e Criativa. O secretário respondeu a todos os questionamentos e colaborações, destacando no final o esforço da gestão do prefeito Edvaldo Nogueira na redução dos gastos públicos municipais e os resultados alcançados até o momento. Também considerou imprescindível a participação dos cidadãos e da iniciativa privada para que a cidade evolua no conceito de smart cities.

Ancelmo Oliveira é membro do conselho diretor do Rotary Club e proponente do convite. Ele enalteceu o “alcance” do Aracaju Inteligente, classificando-o como “plenamente factível”, e destacou “a importância de um gestor vindo do setor empresarial para a execução do programa”. “A vinda de Jorge hoje aqui foi justamente por essa abertura que ele tem com o setor privado, já que ele é um integrante do meio empresarial, e a visão que ele tem das parcerias público-privadas (PPP) para o encaminhamento das soluções para os problemas da cidade. Sem a participação da iniciativa privada, fica difícil a realização de um projeto ambicioso como esse”, avaliou.
 
Para Ravison Silva, presidente do Rotary Club Aracaju Norte, a palestra “foi de grande importância para os rotarianos” diante da diversidade de representação empresarial e de gestores públicos que compõem a entidade. “É um projeto muito interessante e com certeza vamos divulgar com nossos colegas e amigos e eu sei que vai dar certo”, considerou Ravison, prevendo que o Rotary deve apoiar o programa “com sugestões e projetos”.

Encerrando a reunião almoço, Ravison Silva e Ancelmo Oliveira entregaram um Certificado de Apresentação de Palestra ao secretário Jorge Santana, que agradeceu a oportunidade oferecida pelos rotarianos para dialogar e ouvir sugestões do setor empresarial e de entidades como o Rotary Club de Aracaju.