Alunos da rede municipal de Aracaju participam do Festival Internacional de Cinema Infantil

Agência Aracaju de Notícias
03/11/2017 17h05

Após o feriado, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes e da José Carlos Teixeira, localizadas na Zona de Expansão de Aracaju, puderam aproveitar esta sexta-feira, 3, para ir ao cinema. Os alunos participaram da 15ª edição do Festival Internacional de Cinema Infantil (Fici) e, para muitos deles, esse foi o primeiro contato com a sétima arte.

Na oportunidade, os alunos assistiram ao filme Garota Impossível, que integra a programação da sessão especial “Novos Jovens”. O objetivo da mostra é fazer com que os jovens da atualidade reflitam sobre o seu papel no mundo, através de um debate que ocorre após a exibição, mediado pela coordenadora pedagógica do festival internacional, Lilia Levy.

Marcelo Ribas, diretor da Emef José Carlos Teixeira, leva os alunos da escola todos os anos para aproveitar o cinema, contando com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que cede os ônibus para transporte dos alunos até o cinema. “Primeiramente é um aprendizado social. Muitas delas não conhecem o shopping, nem mesmo o cinema. Depois, temos a questão pedagógica. Trazemos sempre com a intenção de reproduzir na escola as questões debatidas no filme para interpretação e um aprendizado maior”, explica.

Aos 10 anos, pela primeira vez, Emily Jamile dos Santos foi ao cinema. Antes de entrar na sala de exibição, a aluna do 4º da Emef José Carlos era só ansiedade. “Meu irmão já veio e me disse que é muito bom. Imagino que a tela seja bem grande e quero gostar tanto como ele gostou”, contou a aluna.

A produtora local do Festival, Deyse Rocha, explica a importância de promover esse acesso gratuitamente a alunos de escolas públicas. “Nós organizamos o agendamento das turmas previamente, os alunos já ficam na expectativa e é isso que nos move. O encantamento é notório no sorriso e no olhar de cada criança que participa. Além disso, os filmes também oferecem um conteúdo muito rico para ser trabalhado em sala de aula”, afirma.

Fici

O Festival iniciou na última quinta-feira, 2, e segue até o próximo dia 12, oferecendo cerca de 120 filmes. Dentro da programação também há outros projetos especiais que estimulam o aprendizado e a reflexão. Através do projeto “A Tela na Sala da Aula”, o Fici leva mais de 10 mil crianças de escolas públicas e instituições filantrópicas para as salas de cinema. Durante os finais de semana, são exibidos diversos filmes abertos ao público em geral, com ingressos a meia entrada para todos.