Com inauguração de rótula, 17 de Março comemora trabalho da gestão municipal

Agência Aracaju de Notícias
09/11/2017 14h00

A entrada de qualquer lugar é o seu cartão de visita. Assim, o bairro 17 de Março teve a sua fachada modificada para abrigar um planejamento que, aos poucos, vai promover a mudança de toda a estrutura da localidade e beneficiar, principalmente, a sua população, como é uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Aracaju. Na manhã desta quinta-feira, 9, foi inaugurada a rótula entre as avenidas Quatro e Alexandre Alcino, que interliga os bairros Santa Maria e 17 de Março, um verdadeiro convite à nova realidade da população que já começa a vislumbrar dias melhores. 

Durante três anos a obra se manteve estagnada, prejudicando a rotina dos moradores. Contando com um investimento de R$5.092.436,80, a obra teve início em 2014 e somente foi retomada em abril deste ano, quando nos seis meses seguintes aconteceu a intensificação dos trabalhos e, assim, a devida conclusão da interligação entre as avenidas. O novo cenário começou a ser desenhado com o recapeamento da avenida Alexandre Alcino. Agora, com a conclusão da obra, os moradores comemoraram mais um feito que demonstra o compromisso da administração municipal em modificar o dia a dia do bairro que foi criado ainda na primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira. 

Maria Cristina Santos é líder comunitária e cadeirante. Para ela, que tinha dificuldade em transitar num local que antes era tomado por lama, ter uma obra como essa concluída é um passo importante para um futuro mais digno. “Eu não tinha condições de passar por aqui. Era muito lama, buraco, não existia calçamento, nem iluminação e essa é a entrada do nosso bairro. Agora, já consigo passar com a minha cadeira sem problemas. Eu só tenho a agradecer”, frisou.  

Mesmo em tempos difíceis, muito moradores compreendem os esforços que têm sido movidos para tirar a comunidade do 17 de Março da inércia dos últimos quatro anos. Rosimeire Teles, por exemplo, acredita no trabalho que vem sendo realizado pela Prefeitura. “Não podemos torturar o prefeito pelo descaso do gestor passado que não olhava para o 17 de Março. Eu vejo que, mesmo nessa crise que estamos passando, Edvaldo não deixa de olhar pelo bairro. Essa obra é como pontapé inicial. Não teve outro político que fez como ele. Antes isso aqui era um lamaçal e melhorou bastante, e acredito que vai melhorar ainda mais. Enquanto muitos falam, ele trabalha”, destacou a moradora. 

Entre as muitas vantagens, além de criar um acesso em condições de tráfego entre os bairros 17 de Março e Santa Maria, a obra possibilita que serviços essenciais como ambulância, transporte escolar, policiamento e transporte coletivo cheguem ao bairro com mais facilidade e segurança. Foram realizados serviços de drenagem, construção e dragagem de canal, pavimentação com aplicação de 850 toneladas de asfalto, implantação de 615 m de ciclovia, calçada e meio-fio, além de paisagismo.

Dona Maria Nascimento gostou do que viu assim que a obra foi concretizada. “A gente só ouvia falar no que ia ser feito, mas, agora é de verdade. Essa obra foi boa porque quando o canal enchia a gente não conseguia passar. Agora, ficou mais fácil andar por aqui. Eu tenho gostado muito do trabalho que a Prefeitura tem feito aqui no 17 de Março e aprovo”, ressaltou. 

Há quase cinco anos morando no 17 de Março, Lenira Barbosa sabe que a obra é apenas um começo. “Até outro dia isso aqui era só lama e poeira. Mesmo não passando por aqui todos os dias, quando eu precisava passar era uma dificuldade, ainda mais quando chovia. Com a obra, nem precisa esforço para ver o quanto está bem melhor”, considerou. 

Adriano Araújo é presidente da Associação de Moradores do 17 de Março e compreende as necessidades dos moradores do bairro, além de ser a voz da comunidade quando é preciso pedir melhorias. Para ele, a obra só vem trazer benefícios. “O trânsito aqui vai melhorar bastante, até porque a avenida Alexandre Alcino também foi totalmente recapeada, que era uma reivindicação antiga. O prefeito já deu início a outras obras como a escola, o posto de saúde, a entrega da praça de esporte e da cultura, a creche, várias obras em apenas 11 meses. Estávamos abandonados e essa administração está mostrando quais são as prioridades que, no caso, têm a ver com a população mais carente”, ressaltou. 

Fabiana dos Santos testemunhou a criação do 17 de Março. Ela bem sabe descrever o antes e depois do bairro. “Aos poucos vemos que a mudança do bairro está acontecendo e ele está se transformando. Era muito complicado passar por onde hoje é rótula, na verdade, quando chovia, por exemplo, era difícil até pensar em passar. Tem muita coisa sendo feito pela 17 de Março e, em casa, tenho um exemplo de um dos benefícios. Minha filha estuda na creche que foi planejada na gestão de Edvaldo, então, não podemos reclamar quando vemos que o prefeito quer e está trabalhando”, afirmou.