Secretário Jorge Araujo discute com rede hoteleira fomento do turismo através da Corrida Cidade de Aracaju

Juventude e Esporte
23/01/2018 21h05

Nessa terça-feira, 23, ocorreu no Comfort Hotel Aracaju, na Atalaia, um encontro entre a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). O objetivo dessa reunião foi fechar uma parceria que ofereça condições especiais para os atletas que vão participar da tradicional Corrida Cidade de Aracaju.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, destaca o grande movimento turístico que a corrida traz para a cidade. "A ideia é implantar um marco diferencial na corrida, principalmente aproveitando da feliz coincidência deste ano de 2018, onde o evento ocorre em um sábado, o que possibilita atrair muito mais corredores de fora do estado, principalmente das cidades vizinhas, como Salvador e Maceió. E assim começamos a transformar a corrida Cidade de Aracaju, que deixa de fomentar apenas o esporte e passa também a fomentar a economia da capital, tornando-a um produto comercial, e que coloca Aracaju no roteiro do turismo esportivo".

 


Em 35 anos, é a primeira vez que Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Sejesp, discute com a rede hoteleira para criar pacotes especiais para os atletas. Daniela Mesquita, presidente da ABIH, ressalta a força que o evento vem ganhando. "Desejamos transformar a Corrida Cidade de Aracaju em um evento turístico. Os hoteleiros estão dispostos a fechar uma parceria, e disponibilizar tarifas atrativas e especiais para os corredores, para que a gente consiga atrair esse público maior".

 

No dia 17 de março as ruas estarão cheias de atletas para celebrar o aniversário da capital e também cruzar a linha de chegada. Álvaro Luiz, do Hotel Pousada do Sol, afirma que é o momento ideal para unir esporte e lazer. "Para mim, corrida de rua é o que está saindo no mercado, em todas as principais cidades do mundo são organizadas essas corridas, pois isso facilita trazer turistas para a cidade. Como tem o atleta que vem para correr, tem a família, a esposa, o marido, então você traz pessoas para a cidade, independente de que só um vá correr. Eu acho interessante, porque quando você vem você une as duas coisas, você vem a passeio e ao mesmo tempo corre, eu mesmo faço isso quando viajo.” disse Álvaro.

 

Com a baixa temporada no mês de março, a corrida é um meio de incentivar o esporte e movimentar a economia e o turismo da capital. Emanuel Oliveira, da Rede Real de hotéis, relembra empolgado a experiência que passou com corridas em outros estados, onde a lotação por conta do esporte era de 100%, e espera que esse ano a corrida Cidade de Aracaju venha divulgar a capital. "Nós estamos vivendo um momento muito bom nesses dois meses, mas sabemos que daqui a 30 dias o terror voltará. Então tudo que se traga para divulgar o estado, eu acredito".

 

Já são mais de dois mil inscritos em seis dias desde que as inscrições foram abertas, e entre eles competidores de diversos estados, como Bahia, Ceará, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro já se preparam para o dia da corrida. Luiz Simões, presidente do Aracaju Convention Bureau, destaca o alcance que o evento conquistou ano após ano.

"É muito boa essa iniciativa. Um esforço feito para envolver mais instituições e como diz o ditado, juntos somos mais fortes. Então eu acho que o resultado disso é tentar transformar a Corrida que podia simplesmente ser vista como um evento esportivo, em um evento que pode ter um alcance ainda maior, um evento que tem poder de atrair turistas, movimentar a cidade, de atrair visitantes e com isso melhorar o fluxo da cidade".
Em breve será divulgada a lista de hotéis da capital que ofertarão descontos para os atletas inscritos na corrida. Será necessário apresentar o comprovante de inscrição ao fazer o check-in no hotel para ter acesso ao benefício.