Ouvidoria da Saúde registra resolução de 90% das chamadas abertas por usuários e servidores

Saúde
15/02/2018 16h04

A principal tarefa da Ouvidoria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é ser um espaço democrático para o acolhimento das manifestações das pessoas, atendendo com dignidade cidadãos e trabalhadores – missão que se evidencia pelos índices contabilizados no ano passado. Ao longo desse período, o número de atendimentos da chegou a 3.564 e, deste total, 3.284 (90%) já foram devidamente respondidos e arquivados.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria da SMS, Cláudia Oliveira Pardo, a procura crescente pelo setor se deve, entre outros fatores, a um maior incentivo para que o cidadão compareça e realize suas reclamações, elogios e sugestões, configurando maior credibilidade ao serviço. "A Ouvidoria nos dá essa oportunidade de saber o que devemos melhorar, de ouvir o cidadão, e de subsidiar a gestão local, oferecendo mecanismos para identificar e avaliar o grau de satisfação em relação aos serviços prestados por nós”, informou.

Cláudia acrescenta ainda que os tipos de manifestações são identificados, quando a pessoa se declara e informa o seu contato; sigilosas, quando o manifestante pede sigilo sobre a sua identidade, e anônimas, quando a pessoa não quer ser identificada. "Quando se fala em ouvidoria, geralmente as pessoas pensam que é um setor só para acolher as reclamações. Mas nós recebemos também sugestões para aprimoramento dos serviços, elogios, solicitações para acesso às ações e serviços de Saúde, informações, reclamações e denúncias”, esclareceu a coordenadora.

A maioria dos atendimentos do ano passado ficou na área da assistência à saúde, farmacêutica, odontológica, cartão SUS, consultas, atendimentos, tratamento e vigilância. “Vale frisar que trabalhamos como um subsídio para gestão nas tomadas de decisões e na formação de políticas de Saúde, garantindo ao cidadão que sua demanda seja tratada em tempo hábil, e cumprindo os prazos previamente estabelecidos”, complementou Cláudia.

A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h, pelo telefone 156; através do e-mail: saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, ou do atendimento presencial na sede da SMS, que fica na rua Nely Correia , 50, bairro Coroa do Meio.