Assistência apresenta rede de atendimento aos funcionários da Unidade de Saúde do Coqueiral

Assistência Social e Cidadania
16/02/2018 12h15

Para que os serviços ofertados à população aracajuana sejam realizados de forma cada vez mais eficaz, é muito importante que os setores da administração pública estejam interligados. Dessa forma, representantes dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Maria José Menezes e Porto D'Anta, em conjunto com o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) São João de Deus, ministraram uma palestra com informações a respeito de todo o trabalho da Assistência Social da Rede de Proteção Socioassistencial, aos funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Eunice Barbosa de Oliveira, na manhã desta sexta-feira, 16.

A UBS Eunice Barbosa é a unidade de saúde de referência do bairro Porto D'Antas. Através das pesquisas internas realizadas pela equipe da Prefeitura de Aracaju, encontrou-se o dado de que a maioria das famílias que são atendidas nos equipamentos da Assistência Social também utilizam os serviços da unidade de saúde da mesma localidade. Desse modo, a ideia é qualificar ainda mais o atendimento integral destinado aos usuários, disseminando informações acerca dos serviços prestados pela administração municipal.

De acordo com a gerente do Serviço de Proteção de Atendimento Integral à Família (PAIF), Edlaine Sena, o trabalho intersetorial traz muitos benefícios para a população. "É de suma importância que todas as pessoas da rede saibam como funcionam os serviços da Assistência porque nós precisamos trabalhar em unidade. A intersetorialidade deve ser uma realidade entre as secretarias da Prefeitura e esse é até um direcionamento de gestão que a nossa secretária Eliane Aquino nos pede. Não podemos trabalhar dentro de nossas caixinhas, sem olhar para quem também presta serviços para a comunidade e está ao nosso lado", declarou Edlaine.

Audiélia Lemos é coordenadora do Cras Maria José Menezes. Ela acredita que através do evento é possível que as equipes discutam sobre a melhoria dos serviços. "É uma oportunidade também que temos de dirimir as dúvidas das duas secretarias. É um momento de troca muito importante porque podemos construir, juntos, soluções para alguns casos específicos das famílias que atendemos", ressaltou.

 "Esse é um momento muito importante porque é um resgate do que a gente chama de rede integral de serviços. Queremos que essas formações sejam de caráter continuado, para que possamos crescer cada vez mais em qualidade dos serviços", explicou o agente comunitário de saúde da UBS Eunice Barbosa, Antônio Carlos.