Voluntários do bairro Cidade Nova são capacitados para formação de Núcleo Comunitário de Defesa Civil

Defesa Social e Cidadania
20/02/2018 12h20

Voluntários do bairro Cidade Nova iniciaram, na noite da última segunda-feira, 19, o curso de formação para implantação de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC). Com o auxílio da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), os moradores são orientados sobre medidas preventivas, além de serem preparados para o enfrentamento de desafios emergenciais.

O processo de formação contempla cinco encontros com explanações realizadas pela Defesa Civil de Aracaju. Instruir a população sobre os procedimentos a serem adotados em benefício da segurança da comunidade é um dos objetivos da ação. Durante todo o processo, o protagonismo dos moradores é estimulado, além de esclarecer a importância de cada um para efetivação das ações preventivas.

Reginaldo Paz, 49 anos, integra o grupo, no bairro Cidade Nova. O morador destacou, no encontro, a importância de pensar e agir coletivamente. "Participar do Nudec possibilita exercitar a solidariedade. A gente não pode ser feliz sem ajudar ao próximo. É importante pensar na questão coletiva. O Nudec me concede essa oportunidade", avaliou o voluntário.

O público mais jovem também aderiu à missão de contribuir com a sua comunidade. Esse foi o caso de Brenda Henrique, que tem 16 anos de idade. "Estou aqui para entender como ajudar outras pessoas, diante dos problemas que ocorrem frequentemente na comunidade. É importante que todos se envolvam no processo de prevenção, pois são os próprios moradores os primeiros afetados. Além disso, são essas mesmas pessoas que estão vendo de perto a situação, podendo assim, ajudar com mais facilidade", pontuou Brenda.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju avaliou como positivo o primeiro dia de curso. "A participação da população foi bastante proveitosa. Conseguimos transmitir informações essenciais sobre o que é a Defesa Civil e o papel do Nudec na comunidade. Alcançamos o primeiro objetivo, gerando entendimento sobre o papel de cada um", destacou.

Nos próximos encontros, outros temas serão abordados, como o combate a incêndio e acidentes domésticos, sistema de autogestão do lixo na comunidade e descarte irregular de resíduos e áreas de risco - construindo mapas. O processo de formação culmina com uma visita às áreas da comunidade.


O núcleo
O objetivo geral do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC) é envolver as comunidades, situadas em áreas de risco, no processo de reflexão sobre a realidade dos riscos. Os trabalhos desenvolvidos, através do núcleo, incentivam a construção de uma consciência coletiva acerca da preservação do meio ambiente local, sobre a ótica da minimização dos desastres.