População do Bugio vê no Centro de Iniciação ao Esporte uma oportunidade de mudança social

Agência Aracaju de Notícias
02/03/2018 21h13

A prática esportiva se desenvolveu na medida em que a própria sociedade se modernizava. As olimpíadas surgiram ainda na Grécia Antiga, berço também da democracia, e eram tão importantes que paralisavam guerras.  O esporte é capaz de estreitar laços sociais, promover um maior bem estar e, sobretudo, ser um grande aliado na busca da segurança e da paz. Por assim entender é que o prefeito Edvaldo Nogueira assinou na noite desta sexta-feira, 2, a ordem de serviço para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) no bairro Bugio, acompanhado de perto por moradores ansiosos pelos benefícios que o projeto traz consigo.  

A obra contará com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões e garantirá uma grande infraestrutura esportiva como pistas de atletismo, ginásio poliesportivo, campo em grama, área de arremesso de peso, pista de salto em distância, enfermaria, academia e vestiários. O tamanho da estrutura impressiona os moradores do bairro. “Essa é uma grande obra para nossa comunidade. A praça é muito antiga e agora vai ser revitalizada e ampliada. Será uma grande obra, talvez a maior de todas. Pelo menos nesses 30 anos que eu moro aqui no bairro”, comemora Everton Fonseca.

Dona Maria Celina, de 77 anos, destes 35 como moradora do Bugio concorda com o vizinho. Como uma das fundadoras do bairro ela fez questão de prestigiar o evento que marcou o começo do projeto. “Eu acho essa obra maravilhosa, pois ela traz alegria e opções de lazer para nós moradores. Eu me sinto muito feliz em poder ver com meus próprios olhos esse cuidado com o nosso bairro. Por isso, fiz questão de colocar minha cadeira aqui na porta e acompanhar tudo de pertinho”, afirma. 

O projeto visa principalmente contemplar à comunidade local instalações com parâmetros oficiais, possibilitado um acesso maior e mais qualificado para a iniciação esportiva e permitindo a identificação e formação de atletas.  Perceber o cuidado da Prefeitura de Aracaju com o esporte é especialmente importante para a ex-jogadora de vôlei e atual professora de educação física Sandra Almeida. A ex-atleta mantém um projeto no bairro desde quando se aposentou em 2008. “Eu joguei vôlei em São Paulo, Rio de Janeiro e Europa e sei como o esporte pode ser uma ferramenta para crescer pessoalmente e profissionalmente. Eu vejo nessa obra, na realidade, um grande investimento em cidadania, pois os nossos jovens poderão usufruir de uma grande estrutura e ocupar suas mentes com bons objetivos. Além disso, não tenho dúvida que daqui sairão muitos talentos que darão orgulho a cidade de Aracaju”, explica.  

A vasta experiência nos grandes centros permite a Sandra compará-los com sua comunidade, o bairro que escolheu para criar dois filhos, além das crianças que frequentam sua iniciativa. “Na Europa é comum esse investimento nos Centros Integrados de Esporte é corriqueiro, porque eles compreendem a importância da prática esportiva como promotora de mudanças na realidade social. É com muito orgulho que eu vejo o prefeito tomando esse caminho aqui na nossa cidade”, ressalta.  

Ao passo de duas ordens de serviço por semana em 2018, a Prefeitura de Aracaju vai se aproximando cada vez mais de ser uma cidade inteligente, humana e criativa. O trabalho feito agora poderá ser utilizado por gerações, como lembra Isaías Costa. “Essa obra é muito importante para nós. Eu sei que o prefeito Edvaldo Nogueira conhece as necessidades do nosso bairro e da cidade. Ele sabe que a gente queria muito essa reforma, pois ela vai beneficiar principalmente nossas crianças, que são futuro do nosso país”.