Curso para formação do NUDEC Jabotiana é concluído com visita técnica às áreas de risco

Defesa Social e Cidadania
03/03/2018 17h42

 

Na manhã deste sábado, 3, a Prefeitura de Aracaju , através da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), desenvolveu a última atividade do curso de formação para o Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Nudec Jabotiana. A iniciativa culminou com uma visita técnica às principais áreas de risco do bairro, possibilitando maior consciência sobre as localidades vulneráveis, especialmente no período das chuvas.

 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, esclareceu dúvidas e possibilitou aos participantes conhecimento sobre os pontos que necessitam de maior atenção. "A visita técnica possibilitou que os moradores conhecessem as áreas mais afetadas no período das chuvas. Isso proporciona maior conscientização em relação ao próprio bairro e as necessidades que existentes além do ponto específico de suas residências", esclareceu.

 

A professora Claudionete Araujo, moradora do bairro há 32 anos, revela que se questionava como poderia contribuir para a melhoria do bairro. Depois da participação no curso de formação para o Nudec , ela afirma ter compreendido seu papel enquanto multiplicadora e mediadora no processo de transformação da localidade . "A Defesa Civil abriu o nosso olhar para problemas que nós não enxergávamos. A partir de agora, eu sei que minha ação enquanto professora, a ação das pessoas que integram outras estruturas dentro bairro e a união dos próprios moradores tem um poder de transformação fundamental para a comunidade. Estou muito contente pelo resultado e com uma expectativa enorme", destacou.


Já o morador José Guedes avalia que a integração entre o órgão e a comunidade gera benefícios importantes. Agora, com maior facilidade, será possível transmitir informações pertinentes às demandas locais. "Essas ações refletem um ganho muito grande para a comunidade. Contando com o Nudec e com a Defesa Civil , os moradores do Jabotiana podem buscar soluções no que diz respeito as enchentes e alagamentos que atingem o conjunto JK e adjacências", avaliou.


O NUDEC Jabotiana contribuirá com a ação da Defesa Civil, seja através de informações, ou até mesmo com o auxílio à comunidades que necessite de atenção, no caso que situações adversas. Além disso, os membros voluntários atuarão como multiplicadores das informações relacionadas à Defesa Civil, assim como sobre conteúdos importantes para conscientização dos moradores no sentido da prevenção aos problemas.


Certificação


Após a visita técnica, a turma se reuniu na Associação de Moradores do Sol Nascente e JK, para o encerramento do curso de formação para o Nude. Na ocasião, os participantes receberam seus certificados, habilitando-os a atuar enquanto voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil no Jabotiana.
O curso teve início na segunda-feira, 26 de fevereiro, e culminou neste sábado, 03 de março. Durante a programação foram ministradas aulas sobre combate a incêndio e prevenção de acidentes domésticos, primeiros socorros, gerenciamento de resíduos e reciclagem, mapeamento das áreas de risco, além de esclarecimentos sobre a atuação da Defesa Civil e do próprio Nudec.