SMS celebra Dia da Mulher com oferta de serviços da Saúde às servidoras

Saúde
08/03/2018 19h18

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu nesta quinta-feira, 8, uma ação integrada entre os programas municipais Saúde da Mulher; do Adulto; IST/Aids e Academia da Cidade para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Durante o evento, as servidores verificaram a pressão arterial (PA), glicemia capilar, e fizeram testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis (com o Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante), além de participarem de uma aula de ginástica laboral.

"A SMS, de forma bem simples, mas com muito carinho, proporcionou estas atividades, que surgiram por iniciativa dos próprios trabalhadores dos programas envolvidos. Por entender que as ações de prevenção devem fazer parte da nossa rotina, devemos começar primeiro com as nossas trabalhadoras para que possamos ter saúde a fim de promovê-las à população. Esta foi uma intervenção simbólica, mas gratificante para a secretaria, pois pudemos homenagear as nossas servidoras", enfatizou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza.

A servidora da coordenação de Vigilância Sanitária e Ambiental (Covisa), Zineide Castro Brito, participou de todas as atividades e elogiou a iniciativa. "Achei muito importante comemorar o Dia da Mulher oferecendo estes serviços porque todos nós, homens e mulheres, devemos dar prioridade à nossa saúde. As minhas taxas estavam dentro da normalidade, mas nunca é demais ficar atenta", reconheceu. A servidora da coordenação Financeira, Josineide Mesquita, também adorou a recepção. "Atividades como essa de hoje nos incentivam a nos preocuparmos mais com a nossa própria saúde e ainda fazem com que tenhamos um momento de interação com nossos colegas", complementou.

Ao todo foram realizados 85 testes de glicemia; 92 aferições de PA; e 464 testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite B e C.

Saúde das mulheres

As coordenadoras dos Programas de Saúde da Mulher e Saúde do Adulto, Cristiani Ludmila Borges e Patrícia Ribeiro Rocha, respectivamente, resolveram fazer esta atividade para chamar a atenção para o aumento das doenças, como hipertensão arterial e diabetes nas mulheres. "Segundo dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas não Transmissíveis por Inquérito Telefônico (Vigitel), nos anos de 2011 a 2016, esses números aumentaram entre as mulheres da nossa capital, subindo de 6,6 % para 9,9%, com relação ao diabetes mellitus, e 25,9% para 27,5% na hipertensão arterial", informou Patrícia.

De acordo com Ludmila, nas unidades básicas são oferecidas diversas ações voltadas à saúde das mulheres, como planejamento reprodutivo; atenção pré-natal; atenção em situação de violência doméstica e sexual; prevenção do câncer de colo de útero e de mama; e promoção de ações voltadas para a mulher no climatério. "Então todas nós podemos procurar uma unidade de saúde e usufruir dos serviços para evitar ter complicações como um acidente vascular cerebral (AVC) e um infarto", exemplificou.

O coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho, também ressaltou a importância da atividade física na prevenção de doenças. "Temos que cuidar do nosso corpo para termos mais saúde. Os exercícios físicos são ótimos aliados, não só para as mulheres, mas para todos nós", concluiu.