Semed investe em projeto de bem estar para professores da Educação Infantil

Educação
12/03/2018 17h39

Uma segunda-feira diferente de todas as outras. Foi assim que cerca de 20 professoras e professores da Educação Infantil da rede municipal da Educação definiram esta segunda-feira, 12. Durante a manhã e a tarde a Secretaria Municipal da Educação (Semed), através da Coordenadoria da Educação Infantil (Coinf), promoveu atividades de Ioga, musicalização e rodas de conversas para os professores no parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira.

A coordenadora da Educação Infantil, Núbia Lira, explicou que a atividade foi pensada para cuidar dos professores. "Os professores da Educação infantil passam o tempo muito ocupados com as obrigações concernentes ao processo de aprendizagem, mas a gente sabe que um ser humano que investe em si mesmo investe mais no outro e é esse espaço que nós estamos criando, um espaço de cuidados com os nossos professores", explica.

Quem idealizou o formato do projeto foi o técnico da Coinf, professor Alex de Araujo Alves, que é também professor de Ioga. "Eu estou muito satisfeito em estar pondo em prática esse projeto, pois a gente sabe que os profissionais de todas as áreas estão suscetíveis a stress, ansiedade e até depressão, então nós estamos desenvolvendo esse trabalho terapêutico com os professores na certeza de que esse bem estar se expandirá para os alunos da nossa rede", afirma.

Essa opinião é partilhada pela professora da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) João Batista Douglas, Daniela Malaquias, que afirmou que nunca se abriu a participar de uma atividade fora da sala de aula com os seus colegas. "Eu estou vendo nesse projeto uma oportunidade de nós socializarmos, estamos aqui nos integrando uns com os outros e fazendo partilhas que são muito importantes para o nosso fazer diário em sala de aula", opinou.

Outro aspecto dos benefícios da atividade foi apontado pela técnica da Coinf, Coracy Schueler, que facilitou a musicalização com os professores. "Não só nas cantorias como também nas rodas de conversas eu vi muitos depoimentos de que as professoras estão se abrindo a novas experiências ao participarem desta atividade e eu penso que isso interfere diretamente no dia a dia da escola, pois quando nos abrimos ao novo, abrimos também uma capacidade de tolerância e de acolhimento muito maiores", enfatizou.

O projeto acontecerá todas as segundas feiras do mês de março e pretende receber todos os professores e professoras da Educação Infantil da rede Municipal da Educação.