Prefeitura dá mais um passo para cidade mais humana com contratação de cuidadores

Agência Aracaju de Notícias
14/03/2018 12h33

Uma cidade humana se faz com pessoas capazes de olhar o outro através de uma perspectiva mais generosa, e isso vai desde a gestão até a população. Neste norte, na manhã desta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju deu mais um passo para humanizar ainda mais a capital, cuidando daqueles que mais necessitam de assistência. Assim, o prefeito Edvaldo Nogueira, juntamente com a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, e o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio dos Santos, assinou a contratação de 39 novos cuidadores que irão atuar nos serviços de acolhimento institucional nas unidades da Assistência Social. Caberá a cada um desenvolver atividades indispensáveis de atendimento, proteção integral e promoção da autonomia, que vão desde os cuidados básicos com a higiene pessoal dos acolhidos , à locomoção e organização dos equipamentos. 
 
Ao recepcionar os novos cuidadores, Edvaldo Nogueira frisou a importância do trabalho que será desenvolvido pelos profissionais e que irá contribuir para a construção da dignidade e acolhida de crianças, adolescentes, adultos, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade. “Esses contratados cuidarão daqueles que estão em situação de vulnerabilidade, muitos que foram abandonados por suas famílias ou que sofreram maus-tratos. É um ato muito importante porque esses cuidadores farão por essas pessoas o que é do desejo da nossa gestão, muito mais do que cuidar, eles irão até mesmo orientar. Eles farão uma obra em benefício da humanidade ao ajudar as pessoas que vivem em dificuldade a serem melhores, com novas perspectivas e isso é muito gratificante para nós”, afirmou o prefeito.

A contratação destes profissionais se deu através de Processo Seletivo Simplificado (PSS), realizado entre os meses de novembro de 2017 e março de 2018, um marco de transparência na administração municipal. Ao todo, fizeram parte do processo seletivo mais de dois mil candidatos. “Primeiro que com esse processo temos a garantia de que são pessoas capacitadas para assumir esse papel, capacitadas, inclusive, para se doar ao próximo. Essa nova modalidade de contratação é um marco da administração municipal. Cada vez mais eu quero inserir na Prefeitura a meritocracia que é maneira mais correta do poder público fazer a contratação de pessoas. Esses contratados não foram pessoas indicadas por mim ou por secretários, são pessoas que passaram por um processo de seleção no qual as mais qualificadas foram selecionadas e temos muita expectativa de que realizarão um excelente trabalho com os que mais precisam”, destacou Edvaldo.  

Todo o processo foi uma demonstração de ética, como ressaltou a vice-prefeita Eliane Aquino. “Essa nova modalidade firma ainda mais o respeito e responsabilidade da administração. Com relação à atuação dos cuidadores, sabemos que não será um trabalho fácil, eles têm que vim com o coração aberto em primeiro lugar. Nosso objetivo é que, com a capacitação que cada um já tem, com a formação que daremos e o trato no dia a dia, esses cuidadores sirvam de referência para as pessoas que serão assistidas, afinal, os abrigos e casas que acolhem as pessoas em situação de vulnerabilidade não são depósitos, são espaços de transformação e dignidade”, frisou Eliane. 

Meios de transformação 

Para quem atua nos equipamentos da Assistência, como é o caso da gerente de Proteção Social Especial Antônia Meneses, a contratação significa um passo fundamental para a garantia de mais dignidade dos assistidos. “Justamente por esses cuidadores terem sido contratados por meio de processo seletivo, temos a certeza de que se tratam de pessoas qualificadas para exercer essa função tão delicada e, ao mesmo tempo, tão importante. Cada um deles atende a requisitos que fortalecerão a assistência que prestamos. Para nós é motivo de muita alegria, também por sabermos que quem ganha é quem será cuidado e transformado”, ressaltou. 

Para quem está chegando não é só uma forma de ter renda, é uma maneira de compartilhar aquilo que tem de bom. Marcos Henrique Silva, um dos contratados, por exemplo, já vislumbra uma mudança de perspectiva em sua própria vida. Ele, que antes tinha o desejo de ser agente penitenciário, encontrou na função de cuidador uma outra forma de se doar. “Já vi muita gente sofrendo por não ter cuidado. Me sinto bem ajudando as pessoas e quis fazer algo a mais. Vi na seleção uma forma de ajudar quem passa por dificuldade. Imagino como é precisar de alguma ajuda e não ter, isso sempre mexeu comigo e quis fazer a minha parte”, relatou. 

Há três anos trabalhando como cuidadora, dona Luzia Silva Ventura, começou a atuar na área por necessidade financeira, hoje, segundo ela, por necessidade de se doar. “Eu amo o que eu faço, amo cuidar das pessoas, sobretudo daquelas que mais necessitam de atenção. Eu dou o que eu tenho, o que eu puder dar, eu dou. Sou aquele tipo de pessoa que fica feliz quando vê o outro feliz. Para ter um ideia, cuido mais das pessoas dos abrigos do que das pessoas da minha casa porque as da minha casa podem ter atenção quando quiserem, as dos abrigos não”, contou. 

Formação 

Mesmo já tendo qualificação na área, cada um dos contratados passarão por um curso de formação para cuidadores nesta quinta-feira, 15, na Faculdade Maurício de Nassau. Na oportunidade, eles terão, além de aprimorar suas habilidades e competências no exercício da função, eles entenderão como funciona cada equipamento da Assistência de Aracaju.