Defesa Civil de Aracaju participa de capacitação em Gestão de Riscos e Plano de Contingência

Defesa Social e Cidadania
15/03/2018 18h19

Nesta quinta-feira, 15, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) esteve representada durante a Capacitação Continuada em Defesa Civil. A programação é realizada pelo Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Depec), na sede da Seidh, e conta com a presença de representantes de mais de 30 municípios sergipanos, além da Secretaria Nacional de Defesa Civil.

O coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, participa do processo formativo. "Essa ação vem para capacitar e por isso é de suma importância para a Defesa Civil de Aracaju. Dessa forma, estaremos mais preparados para atender a população e resguardar, com projetos futuros, os locais que estão situados em áreas consideradas de alto risco", ressaltou.

A primeira etapa reuniu 30 coordenadores das Defesas Civis municipais que participaram da capacitação que abordou Gestão de Riscos e Desastres, além da Elaboração de Plano de Contingência. As orientações foram transmitidas pela chefe de Divisão Articulada e Preparação da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Maria Cristina Dantas.

A programação, iniciada no dia 12 de março, teve sua primeira etapa concluída nesta quinta-feira, 15, com a entrega de certificados. Na sexta-feira, 16, e no sábado, 17, será realizada a segunda capacitação, dessa vez, sobre Captação de Recursos Federais para Obras Preventivas.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que iniciativa contempla o município de Aracaju e contribui para que haja uma uniformidade nas ações. "Além disso, para a próxima etapa, que tem relação com projetos preventivos, e poderão ser contemplados pelo Ministério da Integração Nacional, estamos indicando um engenheiro da Defesa Civil e também uma pessoal especializada em projetos da Emurb. O objetivo é indicar os locais, em Aracaju, com maior risco, que possam ser contemplados com as verbas federais, para obras de prevenção. Dessa forma avalio como extremamente importante todo esse processo. Cada vez mais, estaremos mais preparados para eventos críticos e chuvas que ocorrem nesse período", avaliou.  

O aprimoramento dos processos de trabalho foram destacados pelo major Sílvio Prado."O curso está nos ensinando a gerir e lidar com os riscos que existem nos mais diversos pontos da cidade. Vemos também como aprimorar os nossos planos de contingência e como elaborar projetos, com o intuito de adquirir recursos junto ao governo federal, para obras de contenção de encostas, desassoreamento de rios, dentre outras ", avaliou o coordenador da Defesa Civil em Aracaju.