Defesa Civil de Aracaju dialoga com moradores da Zona de Expansão

Defesa Social e Cidadania
18/04/2018 22h31

Na noite de quarta-feira, 18, a Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, esteve reunida com moradores da Zona de Expansão para dialogar sobre ações preventivas na região. Realizado na Associação de Moradores do conjunto Beira Mar o encontro possibilitou o alinhamento de estratégias para promover maior integração entre o órgão e a comunidade e assim fortalecer ações do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), na localidade, em benefício da população.

Na ocasião, o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, apresentou as medidas implementadas pelo órgão para intensificar a prevenção de acidentes e redução de riscos, especialmente para o período das chuvas. Também explanou sobre as competências da Defesa Civil e a importância da atuação integrada com o Nudec. Além disso, ele ressalta que a Defesa Civil, nessa nova gestão, se deparou com o Núcleo da Zona de Expansão já instalado. "Estamos iniciando um contato para saber a situação em que se encontra. Estamos com essa missão de nos aproximar para entender suas demandas, haja vista esse bairro possuir uma dimensão geográfica que equivale a praticamente metade de toda a cidade de Aracaju", disse o coordenador.

Outra importante característica mencionada pelo major é que o bairro possui riscos que vão além dos previstos no Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), estruturado em função dos riscos decorrentes das empresas instaladas na localidade. "Essa é uma área também sujeita aos desastres naturais como é o caso de alagamento. Então, tivemos essa iniciativa e também vislumbramos, futuramente, promover um curso de reciclagem, baseado nas diretrizes necessárias para atuação do núcleo", complementou Sílvio Prado.

A presidente da Associação do conjunto Beira Mar I, Mônica da Fonseca Aciole, revela grandes expectativas diante da ação que estreita laços entre a Defesa Civil e a comunidade. "Acho muito importante pois é um canal direto com a Defesa Civil, que escuta os nossos problemas e vai encontrar soluções junto com a comunidade. Eu tenho grandes expectativas que nesse momento, justamente, de diálogo possamos encontrar uma solução em comum", avaliou.

Meirilande Ferreira é moradora do bairro há 15 anos. Ela revela o quanto o contato com a Defesa Civil e o grupo foi proveitoso para apresentar os problemas vivenciados no dia a dia pela comunidade. Além disso, ela conta que foi uma ótima oportunidade para realizar o cadastro no serviço de alerta por SMS. "Já havia recebido a mensagem informando sobre o serviço, mas ainda não tinha cadastrado. Aproveitei a oportunidade e achei bem simples. Será muito proveitoso, pois sabemos que Defesa Civil não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo", comentou.