Secretaria e Conselho Municipal de Saúde debatem diretrizes para capacitações de conselhos locais

Saúde
27/04/2018 19h50

Com o objetivo de desenvolver o processo de qualificação dos Conselhos Locais de Saúde (CLS), conforme traçado no planejamento estratégico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi realizado nesta sexta-feira, 27, um encontro com todos os conselheiros das oito regiões que englobam as 44 unidades básicas de Aracaju. 

Segundo o secretário adjunto da Saúde, Carlos Noronha, o momento é de fortalecimento do poder de atuação desses CLS’s, em um espaço de promoção de educação, de debates com base nos regimentos, e de articulação entre o controle social e a SMS. "A oficina de capacitação dos Conselhos Locais é uma iniciativa conjunta entre a SMS e o Conselho Municipal de Saúde para qualificar todos os 43 CLS’s, na tentativa deles se tornarem realmente parceiros da gestão. É preciso união de esforços na Saúde como um todo, para que juntos, gestão e controle social, garantam a melhoria do SUS de Aracaju", explicou Carlos.

De acordo com a assistente social e gerente do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), Jane Cubani, hoje foi a primeira discussão para alinhar os conceitos e definir as modelagens para qualificar de fato os conselheiros de saúde. "Os conselheiros têm o papel de fiscalizar os serviços e as unidades de saúde, mas não é só isso. Eles também devem colaborar com as necessidades das localidades e ajudar a viabilizar o acesso aos serviços. Com a capacitação, pretendemos reestruturar os CLS’s, além de preparar e incentivar os conselheiros a ajudar na efetivação das políticas de prevenção a doenças nas Unidades de Saúde da Família", disse.

Para a primeira secretária da mesa diretora do Conselho Municipal de Aracaju, Núbia Santana, hoje foi o pontapé da qualificação envolvendo todos os gerentes, assistentes sociais e apoiadores das Unidades de Saúde. "Esse é só o início para que a gente possa alcançar um momento tão sonhado, que é a nossa primeira formação dos conselheiros locais de saúde. Esta capacitação é um marco extraordinário, pois estamos tentando resistir ao desmonte do SUS e precisamos estar capacitados. Agradecemos a sensibilidade da gestão em acreditar na proposta dos conselhos e sabemos que juntos seguiremos na melhora do SUS", reconheceu.