Esgap: servidoras conversam sobre os desafios de ser mãe e profissional na atualidade

Planejamento e Orçamento
17/05/2018 15h37

"Na verdade é um desafio diário. Ser mãe e profissional não é fácil, mas é necessário driblar as dificuldades, os problemas, para ter bom desempenho nesses dois quesitos". Foi o que disse a assistente de Gabinete da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Amanda Rocha, durante a vivência realizada pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) na manhã desta quinta-feira, 17. O encontro, alusivo ao Dia das Mães, teve como objetivo proporcionar às servidoras um momento de compartilhamento de experiências e de reflexão sobre o seu papel na sociedade e no mercado de trabalho.

Com o passar dos anos, as mulheres romperam diversas barreiras no mercado de trabalho e alcançaram espaços até então direcionados apenas ao público masculino e, de acordo com a psicóloga Fernanda Reis de Carvalho, a mãe atual desenvolve vários papéis, seja em casa ou em seu ambiente de trabalho. "Ela é mulher, ela é esposa, ela é mãe, ela é uma profissional com uma sobrecarga de trabalho. Então é importante refletir sobre esses papéis e dar espaço para a gente compartilhar experiências", explicou destacando que durante toda a atividade vivencial realizou dinâmicas de grupo, além de reflexões, no sentido de despertar a importância que essas servidoras têm na sociedade enquanto mães e profissionais.

Para a estagiária da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Aline Santos Lima, a vivência foi muito importante pela troca de experiência. Ela disse que a mulher, quando mãe, deve superar as dificuldades. "Quando chego em casa a atenção se volta para as crianças que passam o dia com minha mãe. É uma refeição que deve ser dada, é o dever da escola que está pendente e precisa ser resolvido e, só depois de colocá-los para dormir é que a gente encurta um pouco o sono para poder colocar o assunto da faculdade em dia", explicou. Aline tem dois filhos e é estudante do curso de Engenharia Civil.

Atendimento Psicossocial

A Esgap oferece o serviço de atendimento psicossocial dentro da própria instituição, que acontece às quintas-feiras. Para ter acesso é necessário que o servidor entre em contato com a Escola pelo telefone (79) 3179-3748, para agendar a data da consulta qualificada. O objetivo do projeto é tornar o ambiente institucional mais humanizado e mais favorável para o bom desempenho do servidor.