Brincadeiras estimulam aprendizado sobre o corpo humano na Emei Dom Hélder Câmara

Educação
18/05/2018 16h59

Diversão, atenção e conhecimento permearam a sexta-feira, 18, das crianças na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Dom Hélder Câmara, localizada no Bairro Industrial. Os alunos da creche e da Educação Infantil participaram de atividades para promover a aprendizagem sobre os órgãos e sentidos do corpo humano.

Parece um projeto para um aprendizado simples, mas, a partir das dinâmicas para conhecerem os cinco sentidos, as crianças estão trabalhando, ainda, a coordenação motora, a identificação dos diferentes tipos de texturas e a atenção.

Como coordenadora pedagógica da Emei, Maria de Fátima Teles explica o funcionamento da atividade com mais detalhes. “Fizemos um tapete sensorial para os alunos sentirem várias sensações diferentes com os pés; para trabalhar a audição trouxemos um violão para a criança identificar o tipo de som, se era agudo, grave, baixo, alto. Para aguçar o sentido gustativo nós vendamos os olhos delas e fizemos identificar alimentos através do paladar”, detalha a coordenadora.

A professora do Infantil I, Elisandra Vieira, garante que atividades práticas como essa são realizadas constantemente na escola. Segundo ela, a prática tem que complementar o ensino na teoria, já que as crianças aprendem ou absorvem o conteúdo de maneira mais fácil quando estão envolvidas em brincadeiras educativas como essa.
 
“Os cinco sentido do corpo humano possuem nomes um pouco mais difíceis para nossos alunos que ainda são tão pequenos. Então através de historinhas, brincadeiras e atividades práticas, eles reagem melhor ao aprendizado. Hoje, por exemplo, eles participaram bastante. Isso porque passamos desenhos animados, contamos a historinha da Chapeuzinho Vermelho e despertamos a curiosidade através das brincadeiras”, conclui a professora.