Comitê do Projeto Vida no Trânsito recebe apoiador do Ministério da Saúde

Saúde
04/06/2018 20h43

Nesta segunda-feira, 4, representantes do Comitê Intersetorial Projeto Vida no Trânsito (PVT) receberam o apoiador do Ministério da Saúde (MS), Lisandro Abulatif. A reunião, ocorrida na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), teve como objetivos principais dar segmento ao processo de monitoramento e implementação do Projeto Vida no Trânsito (PVT) em Aracaju, além de tratar da expansão do projeto para outras cidades de Sergipe.

A diretora de Vigilância em Saúde da SMS, Taise Cavalcante, afirmou que o objetivo do PVT é subsidiar gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito por meio da qualificação, planejamento, monitoramento, acompanhamento e avaliação das ações. "Foi com esse intuito que nos reunimos com o apoiador do MS, para mostrar a organização e o monitoramento do perfil de intersetorialidade, a fim de reduzir o número de óbitos em acidentes, através do planejamento de ações com base nos dados coletados", explicou.

Para o apoiador Lisandro Abulatif, a importância desta reunião é interligar mais os diversos setores relacionados à questão da segurança no trânsito, uma vez que eles são as fontes de informações que favorecem o planejamento da mobilidade urbana da capital. “É primordial alinhar e ver o andamento do processo de trabalho do PVT in loco. Estamos aqui para apoiar e potencializar as ações, trazendo ferramentas para ajudar nesta etapa, apesar da Capital já ter um comitê bem estruturado e com um processo bom de produção de informação”, reconheceu.

Ainda segundo Lisandro, depois de feito o alinhamento das informações, foram analisados os dados e verificação das etapas. "Estamos entrado numa fase nacional de revisão dos planos de segurança de vários municípios. A ideia é dar apoio para Aracaju consolidar este plano, possibilitando que tudo esteja finalizado até agosto. O novo modelo de gestão é a estratégia de proatividade e parceria, para envolver não só os entes públicos, mas toda a sociedade civil”, informou.

Fazem parte do PVT representantes das secretarias municipais da Saúde e da Educação (Semed); da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju; do Conselho Municipal de Saúde (CMS); da Secretaria de Estado da Saúde (SES); do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); do Centro de Estatística e Análise Criminal da Polícia Militar de Sergipe; do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).