Assistência promove segundo encontro de formação com trabalhadores do Cras Maria Diná

Assistência Social e Cidadania
06/06/2018 19h01

Dando continuidade ao projeto Teias Invisíveis, aconteceu, nesta quarta-feira, 6, no auditório do Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), mais um momento de formação para os trabalhadores da Secretaria Municipal da Assistência Social. Desta vez a reunião teve como foco o atendimento aos usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). 
A capacitação do Teias Invisíveis acontece de forma individualizada, onde cada Cras tem a possibilidade de refletir sobre os serviços que tem ofertado à população e também para o diálogo sobre as necessidades que cada unidade de atendimento possui.

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino, participou de alguns momentos da formação. De acordo com ela, atividades como essa promovem uma maior interação entre todos os trabalhadores, além de prepará-los para a rotina desafiadora. “Mesmo não estando mais à frente da pasta da Assistência, faço questão de participar de momentos como esse porque acredito que os desafios sociais que todos os municípios têm não perpassam apenas em fazer a assistência social, mas também em contribuir para a modificação da vida das pessoas e isso é justamente trabalhar para a cidade mais humana que queremos. Precisamos estar juntos para buscarmos as melhores alternativas para cada família que está referenciada nos Cras. Diariamente, os desafios que esses profissionais superam são muito grandes e uma capacitação como essa é uma forma de fortalecimento do trabalho”, avalia.

O planejamento é que cada Cras tenha três reuniões do projeto Teias Invisíveis. Neste momento, o Cras Maria Diná Menezes foi para o segundo encontro e contou também com a presença das equipes da Diretoria de Vigilância Socioassistencial, da Diretoria de Direitos Humanos, da Coordenadoria de Recursos Humanos, Departamento Administrativo-Financeiro, da Coordenadoria de Planejamento Socioassistencial e da Coordenadoria de Proteção Social Básica.

 “Nós temos o objetivo de trabalhar de forma bastante personalizada. O Teias Invisíveis existe para que o trabalhador possa enxergar o seu fazer diário de outra forma e estabelecer conexões com tanto com seus colegas de trabalho, quanto com o público usuário dos serviços”, explica Maria Luci Silva, diretora de Planejamento e Gestão do Trabalho da Assistência.

Adail Junior é educador social do Cras Maria Diná Menezes e se diz bastante satisfeito com a capacitação. “A reflexão do nosso trabalho é muito importante, mas eu acredito que a possibilidade de expor a metodologia de trabalho e saber que estamos não só sendo ouvidos mas também compreendidos é tão significativo quanto. É muito bom perceber que a nossa voz é importante para a construção das políticas públicas. Vivenciamos muitas situações diariamente e esse é mais o momento que temos para pensar juntos nas soluções às diversas questões que surgem e são inerentes ao trabalho nos Cras”.