Professores do Fundamental participam de formação para uso de tabletes educacionais

Educação
06/06/2018 21h19

Usar a tecnologia como aliada para melhorar a qualidade do ensino é uma das metas da Secretaria Municipal da Educação (Semed). Partindo desse entendimento, cerca de 360 professores do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) receberão tablets educacionais, com aplicativos que auxiliarão na sala de aula, levando mais dinamismo e interatividade para os alunos. Eles participaram de uma formação com instruções de usabilidade para o aparelho durante toda a última quarta-feira, 6.

As aulas de formação aconteceram no auditório da escola municipal de ensino fundamental (Emef) Presidente Vargas, localizada no Siqueira Campos. O curso foi realizado pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceaf) e, durante as aulas, os professores tiveram a oportunidade de conhecer melhor os tablets, aprendendo sobre suas funções, manuseio e a possibilidade de uso integrado à lousa digital, que já está disponível em algumas escolas. A formação do tablet educacional marcou a volta do programa Horas de Estudo.

“Nós elegemos como formação o uso do tablet educacional por conta dessa tendência tecnológica, instrumentos como esses, sendo aplicadas as metodologias apropriadas, facilitam a aprendizagem”, afirma a diretora do Ceaf, Rita Amorim. Inicialmente, o projeto contempla apenas professores do Ensino Fundamental. Caso a demanda de professores inscritos seja menor que os 367 aparelhos disponíveis, o Ceaf ampliará a oferta também para os docentes do Ensino Infantil.

“Buscamos, com isso, auxiliar o trabalho do professor na sala de aula, na reversão dos quadros que hoje encontramos nas escolas, em que os alunos do primeiro ao quinto ano apresentam os maiores problemas na aprendizagem, por isso o foco está sendo nessa faixa etária”, completa Rita. O curso de formação certificará os professores participantes e ainda também apresentou sugestões de como desenvolver as atividades com o uso do aparelho.

O tablet educacional já tem instalado aplicativos que auxiliarão os professores em suas aulas, como o TV Escola, Revista T e Portal do Professor. Os professores que participaram da formação devem, em cronograma já estabelecido, irem até o Ceaf, que fica na rua Campos, bairro São José. Lá, eles também farão o cadastro com o CPF, que possibilitará o uso do dispositivo.

“Os professores receberão uma orientação para desenvolver uma atividade prática com os alunos usando esse tablet e, a partir disso, teremos mais um encontro no dia 17 de junho, para a socialização destas atividades. Será uma grande troca de experiências”, explica a coordenadora de Formação Continuada, Fátima Hilário.

Lídia Luduvice, professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Núbia Marques, na Coroa do Meio, até então levava o seu próprio tablet para as aulas. Agora, ela terá mais recursos para trabalhar com seus alunos do quinto ano. “Uso o tablet para aperfeiçoamento da ortografia, para ajudar com os cálculos. E os professores têm que estar, continuamente, se aperfeiçoando, e, por isso, fiquei interessada nesta formação. Por se tratar do uso da tecnologia”, comenta.

A professora Tâmara Oliveira, da Emef Maria da Glória Macedo, no bairro Industrial, também se inscreveu na formação para aperfeiçoar seu trabalho em sala. “Há algum tempo, tento trabalhar com essa linha mais dinâmica, porque acho que isso favorece a aprendizagem do aluno. Achei muito interessante a proposta do curso. Existem várias formas de ir enriquecendo a aprendizagem, tornando mais agradável, chamando a atenção. Não abrir mão da linha tradicional, mas relacionar os conteúdos com a reprodução de um vídeo, de uma música e esse tablet irá nos auxiliar muito nessa tarefa”, comemora.

 As aulas explicativas aconteceram no turno da tarde e da noite, quem não se inscreveu ou não compareceu, ainda pode enviar e-mail ao Ceaf solicitando uma terceira turma.

A coordenadora pedagógica da Emef Maria da Glória Macedo, Cristiane Costa, foi à formação acompanhando um grupo de professores e acredita que esta inovação trará muitos benefícios para sua equipe. “A tecnologia tem avançado de uma forma muito rápida entre as nossas crianças e aí é que está o desafio. Os nossos alunos têm estímulo, uma motivação, não é só ficar com o equipamento,e sim ter a aprendizagem focada”.