Sema realiza doações de mudas frutíferas durante a VI Semana do Meio Ambiente

Meio Ambiente
07/06/2018 21h04

Com o objetivo de estimular a população aracajuana quanto à importância da arborização nas escolas municipais, residências, condomínios e praças públicas, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está realizando doações de mudas frutíferas durante a VI Semana do Meio Ambiente, no RioMar Shopping, que segue até amanhã sexta-feira, 8, por meio do Programa “Nosso Pomar”, que faz parte do Plano Municipal de Arborização Urbana.
 
O “Nosso Pomar” associa o trabalho da educação ambiental às práticas de arborização em todas as localidades interessadas da capital sergipana, priorizando o uso de frutíferas como uma estratégia de ação simbólica, educativa e produtiva, a qual proporcionará qualidade ao ambiente vivido e uma fonte de suplementação alimentar para as pessoas envolvidas.
 
Segundo a agrônoma e produtora de mudas da Sema, Izabel Melo, a participação do programa na Semana do Meio Ambiente é uma amostra para apresentar à sociedade o "Nosso Pomar", já que parte dela não tem conhecimento do trabalho de produção de mudas realizado pela Sema no Horto Municipal, localizado no Parque Augusto Franco. “No Horto, nós produzimos muitas mudas arbóreas e não arbóreas, como as plantas ornamentais, frutíferas e não frutíferas. Essas mudas são preparadas para serem plantadas por toda parte de Aracaju, como em praças, ruas, quintais, escolas e vários outros lugares”, destaca. 
 
As espécies de mudas que estão sendo doadas são a pitangueira, cajueiro e a palmeira (açaí). Elas são de tamanho pequeno, de modo a facilitar o seu manuseio. As mudas foram embrulhadas com papel celofane e amarradas por um laço, como forma de atrair os olhares das pessoas que circulam pelo shopping.
 
O coronel da Polícia Militar, Carlos Alberto, se sentiu motivado a entrar na loja onde estão sendo realizadas as atividades da Semana do Meio Ambiente, devido ao estande de mudas na área da arborização. “O projeto de reflorestamento da cidade é algo que me chama muito a atenção, e quando eu vi lá de fora essas mudas, eu entrei totalmente encantado para saber o porquê delas estarem expostas assim. Eu gostei muito da exposição e essa é uma oportunidade  maravilhosa de estimular o plantio, por ser a semana do  meio ambiente”.
 
A agrônoma e produtora de mudas diz que, “quando as pessoas chegam até aqui, explicamos de onde vêm as mudas e o porquê que o programa é importante para nossa cidade. Orientamos também como a muda dever ser plantada e entregamos folhetos, os quais dão as instruções passo a passo do plantio e da manutenção, mostrando como é fácil plantar uma árvore em seu quintal. E, claro, que enfatizamos principalmente, os cuidados necessários para que a muda sobreviva, e tenha um bom desenvolvimento, para dar belos e deliciosos frutos”.
 
“É muito interessante esse estímulo, até porque tem muitas crianças que estão participando, e com isso elas vão crescendo e percebendo da importância da plantação de árvores no nosso meio ambiente”, opina a estudante de Geografia, Gilda Passos.
 
A universitária Dayane Teles, também estudante de Geografia e por amar a natureza, foi visitar a ação da Sema no shopping e ficou encantada pelo programa e pela doação das mudas, destacando que “é de extrema importância a população ter o conhecimento desse plano de arborização, como forma de popularizá-lo para que todos consigam entender o quanto é saudável ter um ambiente mais verde. Isso contribui tanto para o meio ambiente como para o fator humano”.

Aracaju Mais Verde
 
Encerrando a VI Semana do Meio Ambiente de Aracaju, a Sema irá lançar na manhã do dia 9 de junho, sábado, o projeto ‘Aracaju Mais Verde- Plante com a gente’, que objetiva provocar a sociedade para que ela solicite ao órgão ambiental o plantio de mudas na comunidade, contando com o engajamento da própria população na realização e manutenção do ato. 
O projeto está aliado ao Plano de Arborização Urbana, que vem realizando o plantio de árvores em avenidas, escolas e praças da capital sergipana. 
 
O lançamento do projeto acontecerá no bairro Jabotiana, às 8h, na Praça Padre Arnóbio e contará com o plantio de mudas com a participação dos moradores do bairro.