Aracaju Mais Verde: Sema lança projeto que conta com apoio das comunidades para o plantio de árvores

Meio Ambiente
09/06/2018 13h12

"Aracaju Mais Verde - Plante com a gente".  Esse foi o projeto lançado na manhã deste sábado, 9, pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A ação, que faz parte da VI Semana do Meio Ambiente, foi realizada no conjunto Santa Lúcia, bairro Jabotiana, contando com a participação dos próprios moradores do local. 
 
Plantar árvores só traz benefícios. Elas proporcionam sombra, diminuem a poluição do ar, reduzem ruídos ambientais, trazem sensação de bem-estar, contribuem com a diminuição da temperatura e deixam a cidade mais bela. É com esse sentimento que o projeto "Aracaju Mais Verde - Plante com a gente" objetiva incentivar a população a entrar em contato com o órgão ambiental e solicitar o plantio de árvores em seu bairro, se comprometendo a cuidar da manutenção das espécies.
 
A escolha do bairro Jabotiana e da praça Padre Arnóbio para o lançamento do projeto se deu pelo fato de movimentos comunitários e ambientalistas, como o ‘Jabotiana Viva’ e ‘Construindo uma Jabotiana Saudável’ mostrarem interesse em contribuir para um ambiente mais arborizado, se propondo a manter e conservar o espaço. 
 
“É motivo de muita satisfação estarmos iniciando esse trabalho aqui no Jabotiana. Foi nítido o interesse da comunidade, ao nos procurar, em fazer a diferença no seu bairro, participando ativamente das ações sustentáveis da Sema. É um sentido de ‘plantamos, agora vamos cuidar’. Que os próximos lugares onde iremos realizar as ações do projeto tenham esse mesmo sentimento e envolvimento”, destaca secretário municipal do Meio Ambiente, Augusto Cesar Viana.
 
Para engenheira florestal e analista ambiental da Sema, Carla Zoaid, uma das idealizadoras desse projeto, a ação é de suma importância, pois faz com que o órgão ambiental se aproxime ainda mais da população. “A gente quer aproximar a sociedade para o plantio de árvores na cidade. Quer que a população também cuide do que está sendo plantado, pois, para o serviço público, é fundamental o apoio da sociedade para conseguir realizar um trabalho com êxito. Desejamos que no futuro essas mudas plantadas se tornem árvores bonitas e saudáveis, que nos deem fruto, sombra e todos os benefícios que a arborização traz”, relata. 
 
Além dos movimentos ‘Jabotiana Viva’, ‘Construindo uma Jabotiana Saudável’ e dos próprios moradores, o plantio de mudas realizado na praça durante o lançamento do projeto também contou com a participação de crianças e alunos da Escola Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, localizada no mesmo bairro. Eles receberam a orientação de técnicos e analistas ambientais da secretaria, formados por engenheiros florestais, biólogos e engenheiros agrônomos, de como plantar as mudas e suas características. 
 
Na oportunidade, foram plantadas mudas frutíferas, como pitangueira, pitombeira, cajueiro e goiabeira. Mudas de algodoeiros-da-praia também foram plantadas. São espécies adaptáveis ao local, pois possuem tamanhos propícios para o espaço que a praça oferece. 
 
De acordo com o representante do movimento Jabotiana Viva, Antônio Wanderley, esse projeto é uma realização aos grupos interessados em tentar modificar o cenário de onde vivem, como foi com o conjunto Santa Lúcia. “Acredito que levando o morador a entender que ele faz parte do local e que essas ações proporcionam uma qualidade de vida, é possível que, por meio do plantio e seu devido cuidado, possamos manter essa vegetação. A parceria com a Sema é muito importante, pois ao solicitar ao órgão a ajuda para realizar essas intervenções de sustentabilidade é uma forma de, com um trabalho educativo permanente, a comunidade se engajar na causa”, afirma. 

Gerações conscientes
 
A aposentada Enildes Barbosa diariamente passeia pela praça e admira as árvores que se encontram no ambiente. Para ela, essas novas mudas que foram plantadas na manhã deste sábado reafirmarão os benefícios que a arborização proporciona. “Eu gosto de ficar na praça, olhando as árvores, que nos dão um oxigênio melhor. Com o plantio dessas novas, teremos um ambiente ainda mais sadio e belo”, relata. 
 
João Paulo, jovem de 17 anos e estudante da Escola Estadual Professor Joaquim Vieira Sobral, saiu com uma sensação de estar fazendo algo de importante para a natureza. “Participar desse plantio foi um sentimento que me fez sentir a importância que é cuidar do meio ambiente. Nunca tinha realizado um plantio e gostei muita da oportunidade” diz. 
 
Já Giulia Lima, de 9 anos, que também plantou uma árvore, deseja que todos tenham essas mesmas atitudes em prol do meio ambiente. “Eu adorei essa ação. Eu acho que todo mundo deveria gostar e cuidar da natureza. Frequento muito a praça, brinco bastante e vou brincar mais ainda agora que vai ficar mais bonita com essas árvores novas”, completa. 

Como solicitar
 
Para solicitar participar do projeto "Aracaju Mais Verde - Plante com a gente", o interessado deve ligar para a Sema pelo número (79) 3225-4178 ou comparecer à sede do órgão, situado à rua Santa Luzia, 926, bairro São José.
 
É aberta uma chamada via sistema e a equipe de arborização entra em contato com o solicitante, indo ao local proposto para a intervenção, realiza uma análise e avaliação a fim de identificar as reais necessidades e possibilidades para o plantio.  Se o pedido for deferido, o solicitante assina um termo de compromisso em que garante cuidar e manter o ambiente onde houve a ação.