Defesa Social apresenta dicas de segurança para foliões do Forró Caju

Guarda Municipal
22/06/2018 17h00

A época dos festejos juninos é muito aguardada por praticamente todos os nordestinos. Especialmente em Aracaju, moradores locais e turistas mantém grande expectativa pelo início do Forró Caju, maior evento de época do estado, que atrai dezenas de milhares de pessoas todas as noites.

Para curtir a festa com segurança e tranquilidade são necessários alguns cuidados especiais a fim de evitar tornar-se vítima de pessoas mal-intencionadas que buscam apenas uma oportunidade para realizar furtos e roubos.

Com o propósito de orientar a população, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Dedesa Social e da Cidadania ( Semdec), apresenta algumas dicas de segurança, que poderão fazer toda a diferença. Os pontos foram indicados pelo diretor geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e especialista em segurança pública, subinspetor Fernando Mendonça.

· Fique atento a tudo à sua volta, o principal responsável e interessado por sua segurança é você mesmo.

· Não saia de casa com quantias vultosas de dinheiro, muitos cartões de crédito ou diversos documentos. Priorize por portar apenas um documento essencial e uma quantia de dinheiro suficiente para aquela noite.

· Evite deixar senhas junto com os cartões de crédito. O ideal é tentar memorizá-las.

· Homens não deixem sua carteira no bolso de trás, dê preferência por deixá-la junto ao corpo por baixo da blusa. Carteira no bolso de trás atrai a atenção de ladrões, principalmente em locais com multidões.

· Mulheres evitem levar bolsa, mas caso seja necessário portar uma, dê preferência às transversais, coloque-a na sua frente e segure-a.

· Evite, principalmente ao retornar para casa, transitar em ruas ou praças com pouca movimentação. Prefira andar em grupo.

· Evite ostentar joias e equipamentos eletrônicos, principalmente aparelhos celulares. Seja discreto. Se for fazer uma selfie, avalie se não está sendo observado. Seja rápido!

· Evite o consumo exagerado de bebidas alcóolicas e dê preferência pelo transporte público, seja ele ônibus ou táxi. Nesse período de Forró Caju a SMTT disponibilizará linhas e ônibus extras durante toda a noite.

· Se perceber que está sendo seguido, procure um estabelecimento comercial ou busque grupos de pessoas.

· No caso de ser vítima de furto, procure imediatamente a Delegacia mais próxima para a prestação de boletim de ocorrência.

· Se for vítima de roubo não reaja, procure discretamente memorizar características pessoais do(s) autor(es) como cor e tamanho dos cabelos, tatuagens, vestimentas e outras. Assim que possível, procure auxílio da Guarda Municipal ou da Polícia Militar.

· Mantenha crianças sob seus cuidados sempre próximas e sob sua supervisão constante. Se possível coloque nela um "crachá", pulseira ou etiqueta com nome, telefone e endereço do responsável.

· Mantenha salvo em seu celular o telefone da Guarda Municipal de Aracaju (153) e da Polícia Militar (190), além do WhatsApp de denúncia da GMA 98166-7790.

Seguindo essas orientações você terá grandes chances de curtir um Forró Caju repleto de atrações locais e nacionais com total segurança e tranquilidade.

O Forró Caju 2018 é realizado pelo Prefeitura de Aracaju com patrocínio da Caixa Econômica Federal e Ministério da Cultura, Governo Federal.